Cultura

PARIS: MUSEU D'ORSAY ABRIGA COLEÇÕES DOS IMPRESSIONISTAS ATÉ 1914 (TF)

O d'ORSAY é o segundo mais visitado em Paris com milhões de pessoas ao ano
Tasso Franco , Paris | 06/07/2022 às 04:50
Museu d'Orsay o segundo mais visitado em Paris
Foto: BJÁ
     O Museu d'Orsay - não tem tradução em português - situa-se na margem esquerda (river gauche) do Rio Sena donde se vê do outro lado (river droite) o Louvre. Creio, são os mais importantes e valiosos de Paris, o Louvre em primeiro lugar, o campeão; e o d'Orsay em segundo. Claro: em matéria de arte essas classificações são subjetivas porque cada cabeça é um mundo e o cidadão pode entender que o mais importante seja o de Arte Moderna do Centro Cultural Georges Pompidou. Porém, há fundamentos na classificação de 1º e 2º lugares para o Louvre e o d'Orsay pela majestade dos prédios que abrigam as coleções, pelo valor dessas coleções, diversidade e quantidade de visitantes por ano. Nesses aspectos são imbatíveis.

As colecções do d'Orsay - algumas originárias do Louvre - apresentam principalmente pinturas do impressionismo e esculturas da arte ocidental do período compreendido entre 1848 e 1914. Entre outras, estão expostas permanentemente obras de Van Gogh, Cézanne, Edgar Degas, Edouard e Claude Monet, Maurice Denis, Odilon Redon. Existem também exposições temporárias que ocorrem paralelamente como a que acontece no momento (verão de 2022) do arquiteto catalão Antoni Gaudi, célebre por seu projeto da Igreja da Sagrada Familia, em Barcelona, em construção há 100 anos e a principal atração turística da cidade. E uma outra do pintor e escultor francês Arstide Mailol (1861/1944).

  Tudo no d'Orsay impressiona desde o seu salão principal originalmente uma estação ferroviária, Gare du Quai d'Orsay, construída para o Chemin de Fer de Paris à Orléans - capital do vale do Loire e famosa por ter sido salva de um cerco inglês por Joana D'Arc, em 1429  -  no local onde se erguera até 1871 um antigo palácio administrativo, o Palais d'Orsay. 

  Em 1977, o Governo francês decidiu transformar o espaço num museu. Foi inaugurado pelo presidente François Mitterrand (sempre ele), em 1º de Dezembro de 1986. Os arquitectos Renaud Bardon, Pierre Colboc e Jean-Paul Philippon foram os responsáveis pela adaptação da estação. 

  O ingresso ao museu custa 14 euros e o visitante, de cara, entra logo no salão principal onde estão expostas esculturas e um dos dois relógios preservados da antiga estação. Um outro, o grande relógio está localizado no quinto andar do edifício. Ao entrar no museu, pegue o elevador até o andar do relógio. Você verá placas de sinalização indicando para onde precisa ir. Daí tem uma visão de parte de Paris e do Sena. Há, neste salão, um átrio donde se tem uma vista de todo o salão. Usa-se o elevador ou escadas rolantes para chegar até esse local.

  COLEÇÕES IMPRESSIONISTAS

As colecções do museu provêm essencialmente de três locais: do Museu do Louvre, as obras de artistas nascidos a partir de 1820, ou que tenham emergido no mundo da arte com a Segunda República; do Museu do Jeu de Paume, as obras impressionistas desde 1947; e do museu de arte moderna de Paris, as mais recentes. Estas colecções abrangem várias vertentes das artes plásticas tais como a pintura, a escultura, a fotografia entre outras. Entre obras de pintores estão quadros de Eugène Boudin,
Gustave Caillebotte, Paul Cézanne, Camille Corot, Edgar Degas, Eugène Delacroix, Henri Fantin-Latour, Paul Gauguin, Vincent van Gogh, Édouard Manet, Henri Matisse,
Jean-François Millet, Claude Monet e outros.

   Entre os escultores, obras François Rude, Jules Cavelier, Jean-Baptiste Carpeaux, Auguste Rodin, Paul Gauguin, Camille Claudel e Honoré Daumier.

   O museu abre de terça a adomingo das 9h30 às 18h. Nas quintas-feiras fica aberto até às 21h45min. Para não pegar filas imensas compre ingresso pela internet com dia e hora previamente agrendados. Caso contrário compre no momento em que for fazer a visita. A fila é grande, mas, se move rapidamente pois há 6 guichês de vendas de ingressos. O museu tem bar, lanchonete e restaurante, além de loja de venda de produtos relacionados aod artistas - réplicas de gravuras, livros, bags ecológicas e outros.