Cultura

O PARQUE DE SAINT-LAMBERT E TRÊS OUTROS NO 15º ARRONDISEMANT, EM PARIS

Locais para curtir a natureza e se exercitar, jogar cartas e descansar. Paris é uma cidade com centenas de parques.
Tasso Franco , Paris | 05/07/2022 às 06:08
Parque Saint-Lambert o mais próximo donde resido
Foto: BJA
      O parque que mais frequento em Paris é o Saint-Lambert por se localizar perto donde passo essa temporada na cidade. Do local que resido (Rue Domblasie) até o parque são 10 minutos andando e o local é bastante usado pela população do 15º Arrondisemant (distrito), um dos mais populosos da ville no Alto Sena, crianças em especial, e idosos. Mas, como estamos no verão dá de tudo até pessoas de biquini tomando sol e jovens jogando peteca. 

      O parque foi criado em 1933 pelo arquiteto George Sébille, no local da antiga fábrica de gás Vaugirard, e sua praça é classificada como monumento histórico. Ao longo do caminho, o visitante descobre várias estátuas: um cachorro de René Paris (1928), filhotes de urso de Victor Peter (1928) e um baixo-relevo (1939) de Auguste Guénot. A praça dois gramados simétricos e um terraço em forma de leque. Oferece vista para a Torre Eiffel. Há também áreas de lazer para crianças - parquinho e caixas de areia - um pequeno teatro ao ar livre, bem como um jardim compartilhado associativo.

     O acesso é gratuito e os portões abrem às 8 e fecham às 21h30min na temporada de verão. De acordo com o clima há outros horários para abertura e fechamento. No inverno abre mais tarde e fecha mais cedo.

  QUEM FOI SAINT LAMBERT (Wikipedia)

  Nas proximidades do parque há uma igreja dedicada a Lamberto de Maastricht, bispo de Maastricht (Tongeren) entre 670 até sua morte. De uma família nobre da cidade, Lamberto era um protegido de seu tio, o bispo Teodardo de Maastricht. Quando ele foi assassinado, logo depois de 669, os conselheiros do rei merovíngio Quilderico II nomearam Lamberto seu sucessor. 

   Ele era parente de Hugoberto e Plectrude, a esposa de Pepino de Herstal, um parente dos poderosos prefeitos do palácio (majordomo) hereditários que controlavam os reis merovíngios da Austrásia. Depois que Quilderico foi assassinado, em 675, a facção de Ebroíno, o prefeito do palácio da Nêustria e o verdadeiro poder atrás do trono, expulsou-o de sua sé em favor de seu próprio candidato, Faramundo. Lamberto passou sete anos no exílio na recém-inaugurada Abadia de Stavelot (674–681). Com uma mudança na situação política da época, Lamberto conseguiu retornar para sua sé.

   Acompanhado de São Vilibrordo, que havia chegado da Inglaterra em 691, Lamberto pregava o evangelho aos pagãos no baixo Meuse. Logo depois que a família de Lamberto (e Plectrude) assassinou Dodo, um doméstico de Pepino de Herstal e pai da amante dele, Alpaida, os parentes de Dodo assassinaram Lamberto em sua propriedade, a villa galo-romana que tornar-se-ia a cidade de Liège. Assim, Lamberto tornou-se mártir da fidelidade conjugal por denunciar a ligação de Pepino com Alpaida, a futura mãe de Carlos Martel.

  Embora Lamberto esteja enterrado em Maastricht, seu sucessor como bispo, Huberto, transladou suas relíquias para Liège, para onde a sé episcopal acabaria se mudando. O santuário tornou-se a Catedral de São Lamberto, destruída em 1794. No local está atualmente a Place Saint-Lambert, a "praça São Lamberto". Seu túmulo está atualmente na Catedral de Liège.

   Sua festa litúrgica é celebrada no dia 17 de setembro. A "Lambertusfest", em Münster, é, há muito tempo, um feriado popular, celebrado nas duas semanas que antecedem a véspera de 17 de setembro. Crianças constroem "pirâmides de Lamberto" com ramos decorados com lanternas e lâmpadas à volta da qual elas cantam e dançam canções tradicionais conhecidas como "Lambertussingen" ou "Käskenspiel".

 OUTROS TRÊS PARQUES PRÓXIMOS

  O Parque Georges Brassens presta homenagem ao famoso cantor e poeta, que viveu nas proximidades. Está localizado no 15º arrondissement, a poucos passos da Paris Expo Porte de Versailles. O parque Georges Brassens é um lugar agradável e tranquilo para passear com seus desníveis, seu rio, sua pequena ponte e seu mirante. É também o lar de belas árvores, algumas espécies raras de pássaros, belas estátuas, uma videira (Pinot Noir) e uma colméia, cujo mel é vendido no local um sábado por mês. 

   Os pais levam seus filhos para curtir os balanços, passeios de pônei e teatro de marionetes. O Monfort Théâtre, dentro do próprio parque, oferece uma agenda multidisciplinar e contemporânea (dança, teatro e circo). Os amantes de coleções antigas correm todo fim de semana, sob os corredores,

   A praça Place du Commerce é um espaço verde bem-vindo neste distrito muito comercial. Boulodrome, mesas de pingue-pongue e caixa de areia estão entre as muitas facilidades da praça.

   O parque André Citroën está localizado no local da antiga fábrica Citroën. Inaugurado em 1992, com uma área de 14 hectares, é um dos parques mais recentes da capital. Este trabalho futurista, realizado por paisagistas e arquitetos de renome (Alain Provost, Gilles Clément, Patrick Berger, Jean-Paul Viguier e François Jodry), oferece uma perspectiva muito bonita sobre o Sena e é o único espaço verde parisiense aberto diretamente no rio. 

   O parque é dividido em três partes temáticas: o Jardim Branco, o Jardim Negro e um grande parque central. O visitante descobre muitas árvores exóticas e plantas raras, duas estufas monumentais e muitas outras surpresas. As várias instalações do parque são propícias ao relaxamento ou distração. As crianças desfrutam de uma área de jogo de bola, mesas de pingue-pongue, jogos de primavera e escorregas. Sem falar no balão de gás cativo que oferece uma subida de 150 metros para jovens e idosos (dependendo das condições climáticas).