Cultura

CAPELA N.S. DA MEDALHA MILAGROSA PARIS, ONDE A VIRGEM APARECEU (TF)

Um local sublime que transpira paz absoluta onde deu-se as aparições da Virgem Maria
Tasso Franco , Paris | 30/06/2022 às 06:07
Fica localizada na Rue de Bac, 140
Foto: BJÁ
      PARIS - A visita a Capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa é feita em silêncio absoluto. Trata-se do lugar onde a Bem-Aventurada Virgem Maria apareceu a freira noviça Catarina Labouré (santa desde 1947), em 1830, e pediu a criação da medalha que veio a ser conhecida como Medalha Milagrosa. 

   Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo orientam os visitantes e as mulheres que estiverem usando shorts e só entram no local depois que é coloca uma panô azul - tipo saia. Os homens não podem usar chapéus ou bonés no interior do templo e fotos só são permitidas sem flash e em determinadas áreas.

   Diariamente, milhares de pessoas fazem orações nesta capela que fica lolizada na Rue de Bac (estação do metrô tem esse mesmo nome) à margem esquerda do Rio Sena onde se situa a loja de departamentos Le Bon Marché, a primeira do gênero na cidade, ainda hoje uma das mais concorridas.

. Catarina Labouré era uma irmã do seminário (noviça) lá quando teve suas aparições por três dias sucessivos. Segundo relatos da Igreja Católica, São Vicente de Paulo mostrou-lhe o seu coração, cada vez com uma cor diferente. O coração parecia branco, a cor da paz; depois o vermelho, a cor do fogo; e depois preto, uma indicação dos infortúnios que viriam sobre a França e Paris em particular.

   Na primeira visita, na noite de 18 de julho de 1830, recebeu o pedido de constituição de uma Confraria dos Filhos de Maria. Mais tarde ela iria pedir a criação de uma medalha com a seguinte invocação: "Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós." A partir de maio de 1832, a medalha, se diz converter, proteger e realizar milagres, é considerada milagrosa pelos fiéis.

   A capela é belíssima e transpira paz. Catarina Labouré foi beatificada pelo Papa Pio XI, em 1933, e canonizada em 1947 pelo Papa Pio XII, 100 anos após a aprovação pontifical da Juventude Mariana Vicentina que ela criou juntamente com o padre Alabel. Seu corpo foi exumado em 1933, sendo encontrado incorrupto, e hoje é exposto à veneração na capela de sua Ordem, a mesma onde aconteceram as visões, na Rue du Bac, 140. 

  O acesso à capela é gratuito com uso de máscara contra a Covid obrigatório. Há, na área próxima à capela uma loja de produtos religiosos onde se pode adquirir as medalhas milagrosas, terços, livros e outros. (TF)