Cultura

A MONUMENTAL NOTRE DAME DE FOUVIÈRE LYON PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE (TF)

Catedral erguida na colina onde se situava o Fórum Trajano do Império Romano
Tasso Franco , Lyon | 27/06/2022 às 07:59
Notre Dame de Lyon
Foto: BJÁ
     Em busca das origens de Diogo Álvares (Caramuru) e da visita de Catarina Paraguaçu à França (início do século XVI) estivemos em Lyon, no sudoeste do país, cidade cujos banqueiros financiaram as viagens dos navegadores italianos e franceses ao Novo Mundo, e é provável que numa dessas viagens comandadas por Giovanni Verrazzano (1524/1528) e/ou Binot de Paulmier (1503/1510) Diogo tenha sido deixado na Baía de Todos os Santos. Trata-se de uma hipótese ainda em pesquisa que estamos elaborando.

   Aproveitamos o domingo para conhecer o atual símbolo mais representativo de Lyon que é a catedral de Notre Dame de La Fouvière erguida na antiga cidade amuralhada romana, no fórum de Trajano, onde em meados da Idade Média instalou-se um culto a São Tomás de Cantuária depois, rapidamente, à Virgem Maria. A ocupação romana é bem anterior e data de 46 A.c. quando o Império ocupou a antiga Gália e fundou Lyon.

   Os historiadores apontaram que a atual catedral começou a surgir diante de uma proposta datada de 1642 dos vereadores de Lyon para evitar uma epidemia de peste na cidade. 

   A construção da catedral é do século XIX em estilo neo-bizantino, obra de Pierre Bossan. Somente no final do século XX a basílica obteve  o reconhecimento oficial de seu status de monumento de Lyon. O edifício está inscrito no inventário suplementar de monumentos histórico e reconhecido como sendo de utilidade pública, pouco antes de ser listado como Patrimônio da Humanidade.

  A basílica é um dos marcos mais visíveis da cidade e 2 milhões de turistas são recebidos todos os anos. O complexo da basílica inclui não só o edifício, a capela de Saint-Thomas e a estátua, mas também a esplanada panorâmica, o jardim do Rosário e a Arquidiocese de Lyon.

   O acesso à basílica se dá por um funicujlar (3 euros) ou pode-se ir andando por uma imensa escadaria que sai das proximidades da catedral de São João Batista até o topo, passando pelo sitio arqueológico do Fórum Trajano. O acesso é gratuito e há um hotel na colina e um bar e restaurante aberto ao público (Bulle) com vista para a cidade de Lyon.

   É o local donde se tem a melhor vista da cidade vendo-se os dois rios que a cortam - Soane e Ródano - o casario, o Hotel de Dieu - Intercontinental - e outros pontos. Eu subi de funicular, mas desci andando pelo sitio Trajano. Uma belissima visita. Veja também em Turismo. (TF)