Contos, crônicas, poesias e poemas compõem “Um Divã Sob o Abajur” (Pinaúna Editora, 2022), primeiro livro da psicanalista e cantora, assistente social e psicóloga, Isabel Reis. Nas 218 páginas da obra, que terá lançamento festivo com autógrafos, bate-papo ao pôr do sol, poesias recitadas e apresentações musicais, a partir das 17h, no dia 26 de abril, no Pátio Saladearte CineMAM, do Museu de Arte Moderna da Bahia, a autora fala do eu e do outro, de amor, ódio, ignorância, vazio... Segundo ela, um entrelaços de quesitos apropriados para desbravar, derreter o iceberg interior que todos temos, o iceberg que ilustra a própria capa do livro criada por Mauro Y Barros. O livro “oferece o divã, aponta para uma luz sobre a geleira e, nas entrelinhas que não se desvenda, desse iceberg, o qual só vislumbramos a ponta”, conclui.
O livro “Um Divã Sob o Abajur” foi sonhado, recalcado, repensado, encorajado, feito pela artista que aos oito anos de idade ganhava picolés e figurinhas para escrever cartas para velhos parentes de suas tias. Catártico em alguns momentos, fantasioso em outros, fotográfico, num processo calmo, contudo recheados de conteúdos muitas vezes dolorido, ácidos, prazerosos, nunca leves por inteiro, revela Isabel. Foi feito nos apuros do “leite derramando”, sabiamente, horas transformado em puro deleite, para os leitores, com o desejo de que encontrem mais uma oportunidade de lidar com as suas dúvidas e perguntas. “E para aqueles que tomarão o título, ao pé da letra, portanto, se inquietarão, haverá sempre uma possibilidade de Um Divã Sob o Abajur, inclusive o meu!, diz ela, entre risos.
Autora e consultora de projetos ligados às artes, educação e cultura Isabel Reis ao longo da vida sempre contracenou com escritores, atores, filósofos, compositores como Nélida Piñon, Gerald Thomás, Ariano Suassuna, Roberto da Mata, Afonso Romano de Santana, Márcia Tiburi, Tomzé, Antonio Abujamra, Miguel Visnick, Chico César, Paulo Costa Lima, Arani Santana, Jaime Sodré, dentre outros... Na área musical fui convidada interpretar 12 faixas de músicas inéditas do compositor Roque Ferreira, com arranjos do maestro Cristóvão Bastos, no CD “Bordado”.
No dia do lançamento, que acontece no pátio do MAM, a partir das 17h, Isabel Reis autografará sua obra, mas o evento começará ao som do saxofone de Marcelo Bagano, que fará a performance “Um Sopro ao Pôr do Sol”; ás 17h30 começa o bate-papo “À luz do Por do Sol” entre a autora Isabel Reis e o professor doutor José Euclimar de Menezes; às 18h o “Recita-me!”, com o doutor em Jornalismo e Antropologia Marlon Marcos e as recitadoras Cibele Silva, Geruza Santana, Silvana Mota e Cris Plácida; às 18h20 a sessão de autógrafos e logo em seguida “Música Maestro!” com a apresentação de Edson Cerqueira (voz, violão e teclado) e de Hamilton Reis (voz e violão, músico do Grupo Barlavento).
Serviço:
Lançamento do livro “Um Divã Sob o Abajur”
Data e horário: 26/04, às 17h
Local: Pátio Saladearte CineMAM
Entrada Franca
Preço do livro: R$ 50,00