Cultura

BAHIA JÁ COMPLETA 15 ANOS E MANTÉM PEGADA NO CONTEÚDO CRÍTICO

BJÁ ajudou no avanço da democratização da informação no estado da Bahia
Tasso Franco , Salvador | 08/12/2021 às 09:13
Editor chefe do Bahia Já, jornalista Tasso Franco
Foto: OG
     O Bahia Já completa hoje 15 anos de existência ou 5.475 edições 24 horas no ar, um dos pioneiros no Estado sem estar vinculado a um grande grupo empresarial que dispõe de jornal, rádio e TV. Nesse período de existência o BJÁ passou por algumas transformações incorporando as ferramentas das redes sociais - twitter, facebook e instagram - se atualizou sem perder o seu objetivo principal que é o conteúdo crítico, a análise mais detalhada da notícia, especialmente nas áreas da política e da cultura.  

  Esta mudança significativa na democratização das comunicações na Bahia ampliando a oferta do produto noticia e suas variáveis, com uma ótica diferenciada e um jornalismo com grau de independência relevante, representou um avanço significativo no estado, não só em termos de conteúdo jornalistico, mas, também, em novas tecnologias.

  "Não falo apenas do pioneirismo do Bahia Já, mas, de todos os outros que chegaram na mesma época ou em períodos subsequentes, para provocar essa mudança na meneira de olhar a informação, antes, comandada por uma dúzia de grandes empresas num estado do tamanho da França", comenta o editor chefe, jornalista Tasso Franco, e acrescenta: "Felizmente, temos, na atualidade, algo em torno de 1.000 a 1.500 sites e blogos somente no jornalismo e todos (os quase todos) os 417 municípios (e alguns distritos) têm seus veículos próprios".

  A noticia de um site de Tapiramutá que é irrelevante para o público de um site em Salvador tem um grande valor na comunidade local, quer seja o aviso para a vacinação; quer seja, o falecimento de um cura. Assim como a iluminação do Elevador Lacerda poderá não ter o menor sentido em Ichú e o seu significado para o público de Salvador. É assim que o meio on-line avançou e se firmou no Estado, a cada dia com novos veículos e a tendência de ser difusor das informações em todos os quadrantes, o que não acontecia há 10 anos.

  LUTA DIRAIA

  "Nossa luta é grande. Sair do circulo da política é um grande desafio. E disputar de igual para igual com aqueles veiculos que ainda dispõem de mais recursos e estruturas que são reforçadas por outros meios como o rádio e a televisão e está há mais tempo no mercado", comenta Franco. Mas, segundo o jornalista, nada disso atormenta aqueles que fazem carreira solo porque há espaços para todos, cada qual com seu nicho.

  O Bahia Já, por exemplo, tem dado atenção especial aos comentários nas áreas da política e da cultura, a tecnologia e a saúde, como seus pontos relevantes, e criado canais com os leitores nas redes sociais, sem perder seu foco principal que é a notícia, a critica, a postura independente. 

  "Já dispomos de um arquivo eletrônico de informações valiso, em nuvens, a coluna política e de serviços mais antiga do estado (Miudinhas) e uma permanente análise do futebol local, com ZédeJesusBarrêto, além de um banco de dados relevante na área da Cultura, provavelmente o mais denso do estado, e tudo isso passa a ser história, passa a ser objeto de estudos e pesquisas dessa cultura on-line que ainda é novissima e vai ganhando corpo a cada década", comenta o jornalista.