Cultura

CHARLES DARWIN NA PASSAGEM PELA BAHIA TERIA IDO A CIDADE DE CACHOEIRA

Bom tema para Nelson Cadena
Tasso Franco , da redação em Salvador | 30/09/2021 às 20:14
A Origem das Espécies e a passagem de arwin pela Bahia
Foto: BJÁ
      O comentário da Rosa de Lima, hoje, no Bahia Já, sobre o livro de Charles Darwin - A Origemn das Espécies e a Seleção Natural - resultou em vários comentários de leitores sobretudo sobre as passagens dele na Bahia, em fevereiro de 1832, na ida para o Equador (Ilha Galapágos) e no retorno para a Cornualha (1837). Não temos informações complementares e nem conhecemos uma literatura sobre o assunto. 

  Recebemos do jornalista e advogado Romário Gomes a seguinte informação: "Ao passar por Salvador, em 1832 , o inglês Charles Darwin teria vindo até Cachoeira e conhecido o Vale do Iguape - a Baía do Iguape - no rio Paraguaçu, tendo ido, ainda , ao Vale do Kobi (um vale muuito profundo, próximo da baía mencionada , onde num passado mto distante teriam vivido animais imensos !!! ) .

   Essa informação foi colhida pelo ourives - escritor - jornalista Manoel Mateus Ferreira ,  o "  Neco Ourives ", o qual morreu com quase 90 anos entre 1968 e 197 , informação essa que ele conferiu com o engenheiro francês , e também escritor François Moureau, que trabalhou na Óleos de Palma S.A. - Opalma  por uns 8 a 10 anos , tendo este francês tomado conhecimento de tal fato através de familiares de engenheiros ingleses que trabalharam na construção - implantação - instalação da Ponte Imperial Dom Pedro, inaugurada em 1886 ou 1887.