Cultura

LUI É O PRIMEIRO MÚSICO PROMOVIDO PELO SELO EDUCADORA FM INDEPENDENTE

A iniciativa divulga lançamentos independentes de álbuns ou EPs
Ascom IRDEB , Salvador | 21/09/2021 às 15:17
Lui é o primeiro músico promovido pelo Selo Educadora FM Independente
Foto: Divulgação

O baiano de Alagoinhas, Luiz Antônio Sena Jr., que adotou a persona Lui, é o primeiro artista que terá suas novas músicas promovidas pelo Selo Educadora FM Independente. A iniciativa divulga lançamentos independentes de álbuns ou EPs, através da articulação entre a Rádio Educadora FM, a TVE e as redes sociais das emissoras públicas baianas. O lançamento do EP #EusouAmor acontece na rádio no dia 23 de setembro, no programa Especial das Seis.

 

Lui iniciou sua trajetória em 2014 com a banda Música de Quinta, tocando semanalmente no Largo do Politeama. Em 2018, estreou seu documento–show #comprovendotrocoAMOR, trabalho dirigido por Marcus Lobo, que ganhou uma versão virtual na pandemia do coronavírus. A partir deste musical, Lui assumiu oficialmente sua vertente como cantor. No espetáculo, que tratava da homoafetividade partindo de sua biografia e partilhando suas memórias, ele interpretava personagens criados a partir de suas relações, recitando poemas e cantando.

 

O EP #EusouAmor tem direção artística de Fred Soares e nasceu da inquietação de trazer temas que permeassem questões que atravessam a homofobia, como preconceito, ancestralidade, sorofobia, relações homoafetivas e a percepção do mundo com nossos pares. Questões essas que virão à tona através das letras e melodias de canções, acentuando a personalidade e a estética do artista.

 

A primeira faixa do projeto, intitulada “Comigo Ninguém Pode”, foi lançada em maio, e traz o swing dos sons da Bahia que fazem o corpo remexer para falar dos preconceitos. Trazendo essências dissidentes em sua letra e melodia, a faixa “Enredo” sugere a interferência e força divina sobre seus filhos, protegendo-os de julgamento da sociedade sobre os preconceitos e estigmas. “Positivo é a terceira faixa e traz um feat com Dan Vasco, do grupo baiano “Filhos de Jorge”. A música foi composta por Marcelo Quintanilha, exclusivamente para o projeto, declarando o amor homoafetivo para descortinar preconceitos e estigmas. A autoral “É foda”, além da regravação de “Preciso dizer que te amo”, de Cazuza e Bebel Gilberto, encabeçam o EP completo junto com outras inéditas.

 

A promoção do EP do artista, produzido por Bruno Michel, através da Candyall Music, selo e editora de Carlinhos Brown, acontece na semana entre 20 e 26 de setembro durante toda a programação da rádio, na TVE e nas redes sociais.

 

Para solicitar o apoio, os interessados devem acessar o site da Rádio Educadora FM (https://www.educadorafm.ba.gov.br), clicar em Selo Educadora Independente, preencher o formulário e apresentar os materiais.

 

Nesta primeira temporada, o Selo Educadora Independente promoverá até 14 produtos fonográficos (álbuns ou EPs com no mínimo 5 músicas), com 2 lançamentos por mês, entre setembro de 2021 e março de 2022. A definição dos 2 lançamentos a obterem apoio, a cada mês, se dará a partir das solicitações realizadas no mês anterior. Após o preenchimento do formulário no site e upload dos materiais, será realizada uma seleção pela equipe da Rádio Educadora FM e reuniões para tratar das ações de promoção ao conteúdo musical.

 

Entre os 14 artistas, serão selecionadas 7 mulheres e 7 homens, cis ou transgênero, condicionados à existência de propostas habilitadas. Serão selecionados, no mínimo, 8 artistas negros ou afrodescendentes e indígenas. No caso de grupos musicais serão considerados gênero e etnia da liderança (do grupo musical).  

 

Mais informações https://www.educadorafm.ba.gov.br