Doralice Lima é coordenadora de Comunicação e Ouvidoria da Concessionária Bahia Norte
Doralice Lima , Salvador |
15/08/2020 às 10:06
Doralice Lima
Foto:
Os desdobramentos da pandemia têm criado um cenário de tensões e incertezas. Em momentos como o que estamos vivendo, a comunicação assume papel fundamental. Pensando o contexto corporativo, é necessário se comunicar em todos os âmbitos e com todos os públicos.
Nesse quesito, um assume especial importância: o público interno. Com tantas mudanças no dia a dia das organizações, uma comunicação clara, cuidadosa e honesta com os seus integrantes é essencial.
Em maior ou menor grau, todas as organizações precisaram reestruturar suas dinâmicas de funcionamento nesse período, seja as que passaram a operar em modelo home office, seja as que necessitam manter as atividades presenciais. Na Concessionária Bahia Norte, por exemplo, adotamos as duas possibilidades.
O trabalho remoto foi implementado para o pessoal de escritório, e as equipes de operações do Sistema BA-093 seguem em campo para garantir um bom serviço aos usuários das rodovias que interligam a região metropolitana e são as principais artérias para distribuição de bens e serviços no estado.
Com equipes que não podem parar, investimos na intensificação da comunicação interna não somente a fim de manter os colaboradores informados e alinhar discursos sobre a nossa estratégia de negócio, mas sobretudo fortalecer os laços e mostrar que estamos todos juntos nesse momento tão difícil.
Com a popularização do whatsapp, desde 2019, vínhamos apostando em listas de transmissão nesse aplicativo de mensagens e, com a pandemia, a utilização dessa ferramenta foi potencializada.
Considerando que em tempos como esse, é fundamental que os líderes estejam mais perto do que nunca de suas equipes, trazendo tranquilidade e diminuindo as inseguranças, usamos tais listas como uma forma de conectar a alta liderança ao nosso operacional, com mensagens de vídeo gravadas diretamente por gestores para os nossos integrantes.
Isso ajuda a preservar o sentimento de equipe, de que somos um só time e vamos atravessar unidos esta pandemia. Neste período, criamos também o Canal Covid, um contato direto com a nossa área de saúde do trabalho, por meio de ligações e mensagens, onde os colaboradores podem tirar dúvidas sobre formas de prevenção e cuidados de saúde a serem adotados.
A essas iniciativas somam-se ainda campanhas internas protagonizadas sempre por nossas equipes e lives interativas com a diretoria. Sendo os integrantes o maior patrimônio de uma empresa, é momento de a comunicação interna mais do que nunca valorizar as relações. Só assim consegue cumprir sua verdadeira vocação: ser elo, ponte, criar conexões.