É um dos melhores restaurantes em pratos divinos de bacalhau
Dom Franquito , Salvador |
07/12/2018 às 10:36
Noite no Bacalhau de Martelo com homenagem a Osório Valente (de camisa amarela em pé)
Foto: BJÁ
A Confraria Amigos de Osório se reuniu ontem, à noite, no Restaurante Bacalhau de Martelo, Rio Vermelho, Salvador, para a confraternização de final de ano e um abraço em Osório Valente o proprietário do estabelecimento que serve o melhor bacalhau da cidade do Salvador.
Ontem, no entanto, à mesa especial para esses amigos da velha guarda que saboreiam o bacalhau durante todo o ano em idas e vindas ao seu restaurante, os pratos foram mais picantes e abaianados com uma entrada de burrata de búfula vinda diretamente da fazenda de Marcos Palmeira, orgânica, e uma combinação de pratos quentes para os fortes.
Só para gigantes: jacaré, javaporco, pernilzão de porco, moqueca de camarões com maxixe, tatu, frigideira de siri catado e todos aqueles ingredientes que a baianada adora - pimenta de molho lambão, saladas, arroz temperado e farofia. Diria que os fracos diante de mesa dessa natureza tremem as pernas. Os fortes repetem pratos.
Á mancheia botellas de vino sobre a mesa. A certa altura alguém fez uma foto com o jantar em andamento ainda a meio caminho e 9 já tinham sido consumidas com prazer. E mais foram até o final da noitada com chef Osório Valente, ele próprio destacando que "é da familia Valente dos pobres", recebendo as devidas homenagens e os abraços fraternos do final de ano.
A casa - Bacalhau de Martelo instalada no Shopping Rio Vermelho da Odilon Santos - já está no local há décadas e quem a conhece, que já foi experimentar dos bolinhos de bacalhau e especialidade mor da casa, o martelo, volta sempre pela qualidade dos petiscos e da comida principal e pela simpatia e cordialidade de Mr Osório.
Chef amigueiro que sai de mesa em mesa, que conhece a maioria dos clientes, que está sempre de humor elevado e que conhece do ramo, é um apaixonado pela gastronomia.
Compareci com o amigo Eujácio Simões, da Confraria do Marquês da Placa Ford, que brevê estará fazendo o encontro de sua turma no bairro de Itapuã, e por lá já estavam Paulo Alves, Malaca, Bel Borba, Milton Cedraz, Carcará e outros. Não dá pra nominar todo mundo.
O certo é que foi uma noite maravilhosa e quem comemu menos repetiu o prato duas vezes tantas e boas eram as opções à disposição do grupo. O tatu, que foi o meu prato, de dissolver na boca com excelente textura e sabor.
Alguém ao meu lado dizia que a fritada de siri estava divina e outro mais arguto destacava a doçura do Javaporco.
Sim, rolou também para aqueles de melhor saúde rodadinhas de pingas mineiras. Pinga com jacaré e farofa é pra quem tem ótima barriga, diria.
Neste final de ano os convites para esse tipo de evento se multiplicam e quando posso vou em alguns. Na segunda tem a da Lume no Nachos.
É a vida, como diria minha nieta Luna.
-------------------------------------
Bacalhau de Martelo
Shopping Rio Vermelho
Rua Odilon Santos, 205, térreo
Rio Vermelho - Salvador - BA
Fone 71.3334-0458
www.bacalhaudemartelo.com.br
Área de estacionamento no shopping
Prato da confraria R$50,00
Boa carta básica de vinhos
Classificação 3 DONS