Cultura

MORRE RUY FARIA um dos fundados do famoso grupo MPB4

O grupo inicial: Ruy, Aquiles, Magro e Miltinho
Da Redação ,  Salvador | 12/01/2018 às 12:53
Ruy Faria
Foto:
       Fundador e ex-integrante do MPB4, Ruy Faria morreu aos 80 anos, na tarde de quinta-feira (11). O artista estava internado desde o dia 9 de dezembro no Hospital Federal de Bonsucesso, no subúrbio do Rio de Janeiro.

    Segundo sua ex-mulher, a cantora Cynara Faria, do Quarteto em Cy, ele teve falência múltipla dos órgãos em decorrência de uma pneumonia. Ruy deixa três filhos.Ruy Alexandre Faria fundou o MPB4, um dos grupos de maior sucesso da MPB, no qual o cantor ficou na ativa de 1964 a 2004. 

   Mais velho integrante do grupo e primeira voz do quarteto, que tinha ainda os cantores Aquiles, Magro e Miltinho, Ruy teve desde cedo experiência como crooner. Influenciados por grupos como Os Cariocas, os membros do MPB4 resolveram se tornar profissionais em 1965. Ruy deixou seu emprego no extinto banco Banespa, no Rio, para atuar nos Centros Populares de Cultura.Ainda nos anos 1960, o grupo iniciou uma promissora parceria com Chico Buarque, que durou dez anos. Os grandes sucessos comerciais, contudo, vieram nos anos 1970.