Cultura

FRANÇA proíbe photoshop para modelos em anúncios e desfiles

Governo diz que tratamento de imagem é problema de saúde. Com The Independent
Da Redação , Salvador | 30/09/2017 às 11:07
Modelos agora têm que aparecer na real
Foto: GI
O fato de que as fotografias que vemos de modelos em revistas e em outdoors são geralmente aprimorados digitalmente é uma norma social que aceitamos. No entanto, na França, isso não será mais o caso.

Em uma tentativa de enfrentar promoções enganosas, os anunciantes franceses serão agora multados por editar os corpos do modelo, sem indicar que a imagem tenha sido alterada digitalmente, de acordo com novas regras em vigor a partir de domingo.

Aqueles que se recusam a incluir o rótulo indicativo de "fotografar retouchée" nas imagens editadas podem ser multados em 37.500 € (£ 33.000) ou até 30 por cento do preço que levou para produzir o anúncio, informa a BBC.

O governo acredita que o tratamento de imagem é um problema de saúde pública e espera que a nova decisão abordará a questão de ver modelos muito finos em campanhas da moda, que promovem uma imagem corporal insalubre e fundamentalmente irreal, dado que essas fotografias são tipicamente alteradas no computador.

"Expor os jovens a imagens normativas e irrealistas de corpos leva a uma sensação de auto-depreciação e baixa auto-estima que pode afetar o comportamento relacionado à saúde", explicou o ministro da Saúde, Marisol Touraine, quando a decisão foi anunciada em maio.