Cultura

Centro Cultural Ensaio apresenta “Encontros em Tchekhov"

Evento acontece dia 03 de setembro às 18h
Anubis Omar , Salvador | 29/08/2017 às 18:50
Centro Cultural Ensaio apresenta “Encontros em Tchekhov"
Foto: div
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; text-align: justify; line-height: 18.4px; font: 9.0px Arial; color: #232323; -webkit-text-stroke: #232323} p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; text-align: justify; line-height: 15.0px; font: 9.0px Arial; color: #232323; -webkit-text-stroke: #232323; min-height: 10.0px} p.p3 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; text-align: justify; line-height: 18.0px; font: 9.0px Arial; -webkit-text-stroke: #000000; min-height: 10.0px} span.s1 {font-kerning: none}

Imagine se personagens das 04 (quatro) principais obras de Anton Tchekhov (“A Gaivota”, “As Três Irmãs”, “Tio Vânia” e “O Jardim das Cerejeiras”) se encontrassem num mesmo ambiente: uma Casa Abrigo que leva o nome do Dramaturgo.

A experiência de viver estas quatro obras em uma única peça pode ser conferida na Mostra Teatral dos Alunos da Turma de Realismo I do Centro Cultural Ensaio, denominada “Encontros em Tchekhov” a se realizar em 03 de setembro de 2017, às 18 horas, no Teatro Molière, Aliança Francesa, na Ladeira Barra, nesta Capital.

A peça se passa numa espécie de Hospedaria, onde através do entrelaçamento das histórias destas distintas obras, será possível traçar um panorama comparativo entre os dramas pessoais dos personagens, evidenciando as peculiaridades, semelhanças e diferenças de suas personalidades. A partir desta aglutinação de enredos, sobressai a analogia entre as diversas formas de comportamento dos personagens diante de sentimentos e situações similares.

Neste contexto, o público poderá perceber a solidão tanto decorrente de uma escolha subjetiva de isolamento sentimental presente na solteirona Olga (“As Três Irmãs”) como a proveniente da insatisfação matrimonial que cerca a sofrida Helena (“Tio Vânia”). A plateia desfrutará também dos anseios da juventude representados na apologia à liberdade preconizada na sonhadora Nina (“A Gaivota”) e nos desejos de superação dos problemas e da busca da felicidade emanados na esperançosa Ánia (“O Jardim das Cerejeiras”). 

A peça ainda abordará a crise existencial e o sentimento de remorso originários de circunstâncias semelhantes decorrentes de suposto erro profissional que atingem os médicos Ástrov (“Tio Vânia”) e Tchebutikin (“As Três Irmãs”), por motivos diferentes – o primeiro pelo cansaço oriundo do excesso de trabalho, o segundo pela imperícia advinda da escassez na prática da atividade laboral. O espetáculo se desenvolve através da influência das fortes personalidades verificadas no senso prático e áspero do emergente burguês Lopakhine (“O Jardim das Cerejeiras”) e nos discursos altivos e irônicos da vaidosa Arkádina (“A Gaivota”).

“Encontros em Tchekhov” mais do que um espetáculo é uma verdadeira homenagem ao grande autor e escritor russo Anton Tchekhov (1860-1904), considerado um dos maiores expoentes do teatro realista. A adaptação e junção dos textos, bem como a orientação da Mostra são de Alex Moura, tendo no elenco os alunos - atores: Amanda Vanderley, Anubis Omar, Cilene Ribeiro, Marcello Monteiro, Renata Santos e Robério Almeida, contando com as participações especiais da aluna - atriz Anna Clara Costa no papel de “Nina” e de Léo Zuanes como “Dr. Ástrov”. A realização é do Centro Cultural Ensaio.