Cultura

COMPLETA 100 ANOS a primeira grande marcha contra o racismo nos EUA

Google lembra a data e faz homenagem
Da Redação , Salvador | 28/07/2017 às 17:24
Silent Parade, de 1917, EUA
Foto: Google
    Há 100 anos, cerca de 10 mil afro-americanos marcharam em silêncio através da cidade de Nova York em um dos primeiros protestos em massa contra a violência racial nos EUA.

O Google escolheu comemorar a ocasião com um Doodle do Google para celebrar o trabalho daqueles cujo silêncio "ressoa um século depois".

Qual foi o pano de fundo do Silent Parade de 1917?

O Silent Parade refletiu a raiva dos americanos negros após um recente surto de violência viciosa relacionada com a raça.

Entre maio e julho de 1917, tumultos brutais em East St. Louis, uma cidade em Illinois, entre 40 e 250 negros morreram por mafiosos brancos.

As autoridades foram responsabilizadas por não terem protegido vidas inocentes, com um relato resplandecente contemporâneo descrevendo como a polícia era "indiferente ou encorajava as barbaridades".

As cenas sangrentas em East St. Louis provocaram fúria entre os negros em uma nação que já estava ferida com a tensão racial à medida que os afro-americanos migraram do sul para centros industriais predominantemente brancos.

Essa violência não era incomum - um linchamento de um fazendeiro negro no ano anterior atraiu uma grande multidão de 10.000 texanos brancos, de acordo com o acadêmico Chad Williams.

O que aconteceu durante o Silent Parade?

Em 28 de julho, entre 8.000 e 10.000 homens afro-americanos, mulheres e crianças marcharam silenciosamente pela Fifth Avenue, Nova York, em condenação dos tumultos.

Mulheres e crianças, todas vestidas de branco, lideravam o grupo, com os homens seguindo atrás em ternos escuros, criando um espetáculo visual pungente.