Cultura

ASSEMBLEIA doa 6 mil livros a Fundação Pedro Calmon para bibliotecas

Solenidade aconteceu na Biblioteca Central dos Barris
Da Redação , Salvador | 12/05/2017 às 15:43
Deputada Fabíola Mansur representou o presidente Angelo Coronel
Foto: Paulo Mocofaia
A Assembleia Legislativa doou seis mil livros à Fundação Pedro Calmon que os distribuirá pelo sistema de bibliotecas públicas estaduais da Bahia e pelas cerca de 400 bibliotecas municipais com que a instituição mantém relacionamento e oferece treinamento de pessoal. O termo da doação feita pelo presidente Angelo Coronel foi também assinado por Zulu Araújo, presidente da Fundação, e pela deputada Fabíola Mansur, que representou o presidente da Alba nas comemorações dos 206 anos de criação da Biblioteca Central da Bahia, a mais antiga da América Latina que transcorre amanhã, dia 13.

Para o deputado Angelo Coronel a leitura é fundamental ao crescimento intelectual dos seres humanos, pois além do conhecimento da linguagem, da história, liberta a imaginação de quem lê para o infinito. Ele pretende firmar um convênio entre a Alba e a Fundação Pedro Calmon para a distribuição regular das obras editadas através do programa Alba Cultural. A deputada Fabíola Mansur(PSB) elogiou a produção e edição de livros importantes para a cultura e a memória dos baianos, obras que estão fora do mercado comercial e que precisam ser oferecidas às novas gerações.

A celebração dos 206 anos da Biblioteca Central da Bahia teve uma vasta programação. Exposição virtual sobre a bicentenária instituição, apresentações do Balé do TCA, de coral, cordelistas, e do show “O Violão e a Palavra” que reuniu os santamarenses Jorge Portugal, secretário de Cultura da Bahia, e o sambista Roberto Mendes. Houve ainda palestra do diretor da Diretoria do Livro, Leitura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Cristian Santos – além da assinatura do termo de doação. Uma estante com alg