Cultura

MAM-BA inaugura exposição ‘Doce de Santo’ nesta quinta-feira (9)

Mostra fica em cartaz na Capela do MAM-BA de 9 de fevereiro a 19 de março
Da Redação , Salvador | 09/02/2017 às 11:17
Fotos em compotas de doce
Foto: José Henrique e Luis Claudio
A Capela do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) expõe fotografias em compotas de doce nesta quinta-feira (9), integrando a mostra intitulada ‘Doce de Santo’. Com idealização e curadoria dos artistas José Henrique Barreto e Luiz Cláudio Campos, obras de cerca de 365 artistas de diferentes localidades dialogam entre si, ficando em cartaz até o dia 19 de março. 
 
O resultado busca levar ao público informações e aspectos da produção artística que acontecem no mundo atualmente. “Trazemos as possibilidades de leitura sobre o “duplo” de cada artista, seu real e imaginário, selando um acordo com a contemporaneidade“, afirma José Henrique Barreto, um dos curadores. “Além do valor conceitual do registro fotográfico como obra de arte, a mostra irá propiciar uma leitura criativa reverberando novos sentidos e experiências advindas desta produção artística”, completa.
 
As fotografias expostas serão impressas como rótulos e inseridas em compotas de doces. As fotos se dividem entre registro e obra. Também será realizado um bate-papo com artistas e oferecidas 15 vagas para uma oficina de fotografia, onde os melhores trabalhos serão aproveitados para a exposição, “promovendo o entrelaçamento das poéticas visuais de artistas, possibilitando a interlocução com a vivência de outros pela criação de uma mostra plural e processual”, ressalta o curador Luiz Cláudio Campos.
 
A magia e a popularidade que envolve a devoção a São Cosme e São Damião foram o ponto de partida para a proposta, agregando posteriormente o real e o imaginário de cada artista. Neste conjunto de imagens fica perceptível uma nova realidade que se apresenta, abrindo espaço para releituras e referências. Propõe-se a criação a partir de conexões e interlocuções entre cultura, visão social e o desenvolvimento de ações multidisciplinares.
 
“A apresentação desses trabalhos é uma oportunidade de trazer ao público um espectro amplo e variado da produção artística que vêm se desenvolvendo em diferentes cenários, comungando, sob o olhar híbrido da fotografia aprisionada em vidros de compotas, diversas formas de expressão visual”, diz Luiz Cláudio Campos.
 
SERVIÇO

Exposição ‘Doce de Santo’
Quando: Abertura dia 9 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: Às 19h
Visitação: 10 de fevereiro a 19 de março (de terça a domingo das 13h às 18h)
Onde: Capela do MAM-BA
Entrada gratuita