Cultura

EXPO "Vidas Refugiadas" chega ao Palacete das Artes nesta terça-feira

Abre na terça, 31
PA , da redação em Salvador | 30/01/2017 às 15:18
Vidas Refugiadas
Foto:

A mostra fotográfica “Vidas Refugiadas”, que retrata o cotidiano de oito mulheres refugiadas no Brasil, será inaugurada, com apoio do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos (IPPDH) do MERCOSUL, dia 31 de janeiro, às 19h, no Palacete das Artes.

Com 22 imagens produzidas pelo fotógrafo Victor Moriyama, a exposição revela as necessidades, os dilemas e as conquistas de mulheres refugiadas no Brasil. Seja pelas singulares expressões das fotos clicadas em estúdio ou mesmo os registros cotidianos das personagens, a mostra, ao revelar as dificuldades e os problemas vivenciados por essas mulheres, joga luz sobre suas conquistas, valores e esforços para a construção de dias melhores no país de acolhida.

Recente perfil da população refugiada no Brasil, elaborado pelo Comitê Nacional de Refugiados (CONARE) revela que as mulheres representam cerca de 30% dos 8.863 refugiados reconhecidos no Brasil. O estudo está disponível em http://pt.slideshare.net/justicagovbr/sistema-de-refgio-brasileiro-balano-at-abril-de-2016. 

Durante o lançamento, a curadora do projeto, Gabriela Cunha Ferraz, a diretora de Comunicação e Cultura do IPPDH, Corina Leguizamón, a refugiada Nigeriana Nckechinyere Jonathan e uma representante do governo baiano vão participar de um bate-papo com o público.

A exposição, que tem entrada gratuita, ficará aberta ao público até 5 de março. O funcionamento da mostra é de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.

Gabriela Ferraz diz que não se pode lidar com o processo de refúgio sob a ótica da caridade ou da pena e, por isso, decidiu contar a história de mulheres empoderadas, que “entendem seu papel político em relação às massivas violações aos direitos das pessoas em deslocamento.”

Corina Leguizamón considera que a arte é ferramenta fundamental que contribui com a sensibilização e a visibilidade dos direitos. “Estamos seguros que uma foto pode chegar ao coração das pessoas e, dessa forma, transformar o olhar para o essencial, um olhar que reconheça o outro como sujeito de direitos”.

O Palacete das Artes é um equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O IPPDH apoia a mostra no âmbito do Projeto de Cooperação Humanitária Internacional para Migrantes, Apátridas, Refugiados e Vítimas do Tráfico de Pessoas.

 

SERVIÇO

Abertura da exposição fotográfica “Vidas Refugiadas em Salvador”

Data: dia 31 de janeiro de 2017, às 19h

Palacete das Artes, R. da Graça, 284 – Graça

Visitação aberta até 5 de março de 2017

Informações para imprensa: Gabriela Cunha Ferraz - Tel: (+5561) 98199-0831

gabrielacunhaferraz@gmail.com | vidasrefugiadas@gmail.com

Corina Leguizamón - (+5411) 5887-9794| cleguizamon@ippdh.mercosur.int

Ascom Palacete das Artes | Cleide Nunes 71 999745858