Cultura

ORQUESTRA SINFÔNICA DE COITÉ deu show no concerto animado em Serrinha

Um projeto de sucesso e que conduziu dezenas de jovens ao mundo da música
Tasso Franco , da redação em Salvador | 28/12/2016 às 09:27
Violinista caracterizado com Harry Potter e ao fundo a Minie
Foto: BJÁ
  O concerto natalino da Orquestra Santo Antônio (OSA), de Nossa Senhora da Conceição de La Cuya (Coité), na AABB de Serrinha neste final de ano intitulado "Concerto Animado" com o tema trilhas musicais dos cinemas inglês e norte-americano e passagem pelo Sítio do Pica Pau Amarelo foi um espetáculo memorável.
 
 Todos os integrantes da OSA estavam caracterizados com indumentárias de personagens relacionados ao tema - Harry Potter, marinheiro Popeye, Panterta Cor de Rosa, Jack Sparrow - de Pitratas do Caribe, Batmann, Minie da turma da Disney, Frozen - da Aventura Congelante, Darth Vader - de Star War, Bananas in Pyjamis, el mexicano Chavez - comedor de bananas, entre outros.
  
  A OSA tem 10 anos de existência e, atualmente, é mantida pela Prefeitura de Coité com participações eventuais nos editais da Secult. Segundo o cofundador da entidade, Josevaldo Silva, o projeto é valioso e já levou à música dezenas de jovens de Coité e região e ficou também conhecido, nos primórdios, por usa instrumentos fabricados com peças do sisal, o produto típico local e um dos esteios de sua economia. Hoje, nem tanto, diante da baixa nos preços do agave.

  Tem uma cantora, salvo engano, Stefane Massena, de tirar o chapé e uma aprendiz de maestrina Dionara Ramos encantadora. Todo o pessoal da banda é sensacional, animado, dedicado, e que leva a música a sério em suas formações profissional e pessoal.
 
  O concerto na Serra foi encerrado com uma peças da série Games of Thrones (a Guerra dos Tronos) com Emilia Clark e Shopie Turner que tanto sucesso fez (e ainda faz) na TV. 
  
   A OSA é uma sinfônica criativa. Se distancia das sinfônicas tradicionais que só executam peças clássicas de europeus e russos, e navega nos espaços da cultura popular brasileira, executando músicas sertanejas de Luis Gonzaga e outros e peças nacionais. 

   Além disso, usa bateria, o que não é normal numa sinfônica, teclado, zabumba, pandeiro e triânglo, entre outros. Mas, mantém sua base musical sinfônica com violinos, flautas, fagotes, violencelos e clarinetes.

   Em Serrinha, no show "Velhos Amigos" tocou com Armandinho e Stefane Massena no palco tem função operística. Sensacional essa OSA. O coincerto em Serrinha aconteceu em parceria com a Escola de Música Mozart, do empresário Júnior Mascarenhas e do maestro Vinicius Marques, e da AABB e empresas privadas locais.