Cultura

Círculos de Harmonia: Mandalas são apostas de artista plástica

Artista mora em Cachoeira, Bahia
MP , Salvador | 21/12/2016 às 09:50
Paolo com crianças e uma das suas criações
Foto: DIV
Traduzindo na sua busca dos movimentos em ritmos, onde a pintura traz traços do seu efervescente cotidiano, entre as maquinas do mundo moderno e o seu encontro com as tintas pinceis e cores espalhadas por todos os cantos do sua ancestralidade. Seu ritmo e ideias também estão ligados ao artista Edson da Luz que traduz suas experiências pelos estudos Etsedronianos, que nos revelou na década de 60 e 70 o movimento Etsedron – um anagrama em que a palavra Nordeste é escrita ao contrário.

Nascida em Petrolina, Pernambuco, e criada na Bahia, Paola Publio, já viveu na Europa(Inglaterra, Italia, França e Grécia), hoje mora em Cachoeira-BA. Filha de mãe inglesa, pai brasileiro, avô indiano, agora se mistura neste clima de Mandalas e vivencias transcendentais trazidas pelo tempo. “Eu nasci em Petrolina, mas meu umbigo foi enterrado em Cachoeira...aqui estou escrevendo os meus quadros...

Mandala significa circulo em palavra sânscrito. Circulo de concentração de energia, e universalmente é o símbolo de integração e harmonia.  Elas são utilizadas por diversas civilizações ao longo dos séculos, por seu significado e por todo o seu potencial terapêutico. Quando criamos ou contemplamos uma mandala ativamos forças inconscientes que buscam o nosso equilíbrio psíquico.  

PARA QUE SERVE?

Quando criamos ou contemplamos uma mandala ativamos forças inconscientes que buscam o nosso equilíbrio psíquico, restabelecendo a saúde interior. Facilita na meditação e são capazes de inspirar processos de cura estimulando a energia espiritual. AS mandalas ainda promovem o relaxamento e acalmam a mente. 

Qual a importância das cores?

As cores desempenham um papel importante na nossa percepção visual, uma vez que influencia nossas reações sobre o mundo que nos rodeia. 

O uso da cor como pratica terapêutica tem origens egípcias. O efeito das cores influencia em diferentes frequências nos hormônios produzidos pelo cérebro humano, especialmente a melatonina e a serotonina. 

A cor equilibra o Homem. O Homem equilibra o planeta.