Cultura

MORRE AOS 86 ANOS DE IDADE o poeta e biógrafo Ferreira Goulart

Velório na Biblioteca Nacional
Da Redação , Salvador | 04/12/2016 às 13:05
Ferreira Goulart
Foto:
O poeta, ensaísta, crítico de arte, dramaturgo, biógrafo, tradutor e memorialista Ferreira Gullar morreu neste domingo, por volta das 11h, aos 86 anos. A informação foi confirmada pelo colunista Ancelmo Gois. O escritor estava internado no Hospital Copa D'Or, na Zona Sul do Rio, por complicações pulmonares. A partir de um quadro de pneumotórax, o escritor desenvolveu uma pneumonia.

O velório será neste domingo, a partir das 17h, na Biblioteca Nacional, e contiinuará na segunda-feira, quando o corpo será levado para a sede da ABL, às 9h.

‘corpo que se pára de funcionar provoca / um grave acontecimento na família: / sem ele não há José Ribamar Ferreira / não há Ferreira Gullar / e muitas pequenas coisas acontecidas no planeta / estarão esquecidas para sempre’
- FERREIRA GULLAR
Trecho do 'Poema sujo'
Ferreira Gullar assumiu ao longa da vida uma extensa lista de papéis que, sozinhos, não dão a dimensão do seu lugar na cena cultural do país. Um dos fundadores do neoconcretismo, o poeta participou de todos os acontecimentos mais importantes da poesia brasileira. A escritora e também imortal da ABL Nélida Piñon destacou a biografia de Gullar que, segundo ela, não foi ofuscada por sua obra.