Cultura

CLARINDO autografa "Memórias da Cantina da Lua" em noite memorável

Uma noite memorável na Cantina da Lua
Tasso Franco , Salvador | 14/09/2016 às 23:55
Clarindo Silva autografando na Cantina da Lua
Foto:
   Com a presença do presidente Marcelo Nilo, a Assembleia Legislativa da Bahia lança, lançou na noite de quarta feira, 14, a obra “Memórias da Cantina da Lua”, livro de crônicas que reúne depoimentos de experiências e momentos vividos por personalidades baianas em um dos restaurantes mais famosos da Bahia. 

  Como é de seu costume, vestido num linho branco, Clarindo autografou dezenas de livros e disse estar emocionado com a presença dos amigos e admiradores. 

Nas 148 páginas que compõem a obra, Clarindo Silva, autor do livro, aglutinou uma gama de textos que garante ao leitor uma prazerosa imersão em relatos do local. Trata-se de um mergulho na história e nas inspirações de personalidades das artes baianas, políticos, jornalistas e escritores, além de uma descrição de momentos de vida e de toda representatividade da Cantina para a Bahia. 

Nomes como o do ex-vereador Germano Tabacof, do deputado Federal Antônio Imbassay, do sociólogo Gey Espinheira, da escritora e poetisa Cristina da Costa, além de jornalistas como Anísio Félix, Egnaldo Araújo e Tasso Franco, dentre outros, integram a extensa lista de personalidades que registraram suas vivências e convivências na Cantina da Lua.

AUTOR

Além de relembrar momentos que a Cantina testemunhou, o livro não deixa de ser uma reflexão para o autor, Clarindo Silva, que em algumas páginas narra um pouco da sua trajetória quando saiu da cidade de Conceição do Almeida, no Recôncavo Baiano e desembarcou no cais do porto do antigo Marcado Modelo, para ser um dos ícones do Centro Histórico de Salvador.

São 70 páginas dedicadas à Cantina, que Clarindo intitulou “Uma vida chamada Cantina da Lua”, onde ele traça os rumos que o levaram a ser o Clarindo, dono da famosa cantina do Pelourinho. “O estilo é apenas a vontade de não deixar sem memória tantas situações, tantos envolvimentos leais, passado que resguarda empolgações e justifica a fraternidade os cidadãos e o modo de vida de uma terra iluminada”, conta Clarindo.

Entre os relatos presentes no livro, destaca-se o texto do deputado federal Antônio Imbassay. Com o título “Clarindo Silva, um ícone”, Imbassay pontua que as histórias de Clarindo e da Cantina da Lua se completam e se tornam única na vida da nossa cidade. Para o deputado as histórias fazem parte do cotidiano de Salvador e “se integram na medida que traduzem o sentimento e a alma da população”.

CANTINA