Cultura

E ASSIM SE PASSARAM 20 ANOS de Jackson com camiseta do Olodum no Pelô

A Bahia já me deu, régua e compasso/ Quem sabe de mim sou eu/ Aquele abraço, Gilberto Gil
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/09/2016 às 08:48
Momento invesquecível na cidade do Salvador
Foto: Wuilson Besnosik
   A Bahia, como todo mundo sabe e Gil cantou, não dá 'régua e compasso' a ninguém. Sequer homenageia seus filhos imagine os de fora. Pois, completa-se 20 anos que pela cidade do Salvador passou o furação Michael Jackson para gravar o clie "They D'ont Care Abouto Us" (Eles não ligam para a gente) uma das suas composições mais politizadas, cenas que se espalharam pelo mundo Ocidental, especialmente os Estados Unidos.

   O clipe da música They Don’t Care About Us, gravado no Brasil (Salvador e Rio), em 1996, teve participação especial do Olodum e levou o Pelourinho para os quatros cantos do mundo. Embora gravado na favela de Santa Marta, no Rio de Janeiro, e no Pelourinho, a maioria das cenas do vídeo mostraram mesmo a capital baiana. 

  A imprensa da época, registrou: "Vestido com uma icônica camiseta do Olodum, Michael Jackson não parou. Uma energia sem fim, de tirar o fôlego. Ao redor, fãs enlouquecidos gritavam desesperados. Entre o preto, vermelho, amarelo e verde dos tambores, das roupas, dos enfeites no cabelo, Salvador aparece mais suingada do que nunca sob a voz de um dos fenômenos pop de todos os tempos. O Olodum ainda deu um tom diferente ao ritmo, entre o samba-reggae, o axé e o hip hop, que destacou a música de forma bem particular do resto da obra do artista.

  - A música mais politizada de Michael Jackson virou um dos hinos da injustiça social, ganhou polêmica na época e foi severamente criticada pela imprensa internacional. Chegou, inclusive, a ganhar outro clipe. Mais sério, mais violento, que se passa numa prisão norte-americana. Acabou sendo censurado por lá. Por aqui, só alegria. Tem criança, tem gritaria, tem dança, tem tambores do Olodum, tem até fã quebrando a cerca de segurança e derrubando Michael Jackson nos paralelepípedos centenários do Pelô. Como não amar?

   - Depois desse clipe, a vida de muitas pessoas mudaram profundamente. Levantar o tambor sobre a cabeça, por exemplo, virou a marca registrada do percussionista Bira Jackson. O apelido que ficou para sempre também surgiu depois daquele dia.

   E. assim, se passaram 20 anos.