Cultura

Projetos de prática musical coletiva se reúnem em Salvador

Encontro é uma iniciativa do NEOJIBA e qualifica gestores atuantes em 29 municípios da Bahia
NEOJIBA , Salvador | 11/08/2016 às 16:57

Entre os dias 18 e 20 de agosto, o Museu Solar Ferrão sedia o IV Encontro de Gestores de Projetos Orquestrais da Bahia. A iniciativa é do programa NEOJIBA, através da REDE de Projetos Orquestrais da Bahia, e reúne 35 gestores de projetos musicais atuantes em 29 municípios e 18 territórios de identidade do interior do Estado. A quarta edição do Encontro conta com a parceria do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia).

O objetivo central do IV Encontro de Gestores é estabelecer um diálogo entre as políticas públicas em curso no campo da educação, do desenvolvimento social e da cultura e os projetos que atuam na área do ensino e da prática musical coletiva. “Nossa intenção é destacar quais aspectos dessas políticas dialogam com nossa área de atuação, e como o envolvimento direto dos gestores com estas políticas podem potencializar os projetos nos territórios onde atuam”, ressalta Adriano Cenci, coordenador da REDE de Projetos Orquestrais da Bahia.

Durante o Encontro, mesas temáticas e oficinas apresentam experiências sobre mobilização de recursos financeiros - como a ferramenta do crowdfunding e uma introdução ao tema da Economia Criativa. Entre os convidados do IV Encontro de Gestores estão Sandro Magalhães, Superintendente de Desenvolvimento Territorial de Cultura da Secretaria de Cultura (SECULT/BA), Ana Vilas Boas, Coordenadora Técnica da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (JUSTIÇA SOCIAL), Rowenna dos Santos Brito, Coordenadora de Educação Integral da Secretaria de Educação (SEC/BA), Rita Clementina, produtora e gestora cultural, e Fidelis Melo, representante do site Partio – Conquistas Culturais.

A REDE de Projetos Orquestrais da Bahia promove ainda um intercâmbio entre os gestores dos projetos parceiros e os diversos profissionais que compõem a equipe do programa NEOJIBA nas áreas de captação de recursos, prestação de contas, comunicação, desenvolvimento social, ensino musical coletivo, produção técnica e formação em lutheria .

“Esse momento presencial é uma oportunidade ímpar para o planejamento das nossas ações. Desde 2013, quando criamos a REDE de Projetos Orquestrais da Bahia para fortalecer iniciativas musicais existentes no interior e na capital do Estado, demos passos importantes, enfrentando juntos os desafios e dificuldades que a realidade nos impõe. Demonstramos que somos mais fortes de mãos dadas”, declara Adriano Cenci.

 

Rede de Projetos Orquestrais da Bahia

É um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens baianos. Atualmente são 35 projetos, atuantes em 29 municípios e 18 Territórios de Identidade da Bahia.      A REDE procura criar ou potencializar ações que atendam a crescente demanda por apoio pedagógico no campo da formação musical e oferece qualificação na gestão e na criação de projetos musicais do interior do Estado.

 

Programa NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a integração social por meio da prática coletiva e de excelência da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado em 1975. O NEOJIBA é uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia.

 

SERVIÇO

IV Encontro de Gestores de Projetos Orquestrais da Bahia

18 a 20 de agosto

Solar Ferrão – Pelourinho (Rua Gregório de Matos, 45)

 

PROGRAMAÇÃO

Quinta (18 de agosto)

Mesa: As Políticas Públicas e os Projetos de Ensino e Prática Coletiva de Música.

Palestra: Oportunidades e Experiências de Mobilização de Recursos.

Formação de Grupos de Trabalho Temáticos (GTs)

Sexta (19 de agosto)

GTs

Oficina – Economia Criativa

Oficina – Crowdfunding

Sábado (20 de agosto)

Reuniões temáticas com equipe do NEOJIBA

Resultado dos GTs

Sarau Colaborativo (Confraternização)

Evento Fechado