Cultura

ASSEMBLEIA lança caixa com 2 volumes sobre arquitetura e urbanismo

Evento aconteceu na segunda na Faculdade de Arquitetura
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/06/2016 às 08:05
Livros sobre arquitetura e urbanismo
Foto: DIV
No bojo da quarta edição do seminário “Diálogos França Brasil – a Cidade na França e no Brasil”, realizada na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, a Assembleia Legislativa lançou na última segunda-feira, às 18h30, uma caixa com dois volumes voltados para arquitetura e urbanismo. Pelo Legislativo, participaram da mesa de lançamento de mais um trabalho do Programa Assembleia Cultural a deputada Maria del Carmen, que preside a Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano; o professor Délio Pinheiro, assessor para Assuntos de Cultura do Legislativo, além de Thaís Rebouças e Glória Maria dos Santos Figueiredo que assessoravam a comissão quando o livro foi projetado. Pela universidade, as professoras Ana Fernandes (coordenadora do “Diálogos 4”) e Glória Cecília.

A deputada Maria del Carmen registrou a importância da Semana de Urbanismo de 1935, marco no pensamento urbanístico baiano, o primeiro momento em que especialistas “pensaram” Salvador – reflexões que marcaram época e suplantaram mesmo o tempo, pois daí remontam muitas das melhores soluções encontradas para a capital baiana. Representando o presidente Marcelo Nilo, que não pode comparecer, a deputada do Partido dos Trabalhadores fez um breve relato da luta que empreendeu para retirar o segmento “Desenvolvimento Urbano” da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo. “Com a criação da Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano ficou aberto espaço para o exame dos problemas que atingem, nossas cidades (não apenas Salvador), participando da busca de soluções”, disse. Para a deputada, sem a existên cia dessa comissão a publicação dificilmente ocorreria, frisando que além da reprodução do documento de 1935, o outro volume “Anais e Reflexões Contemporâneas” aponta exatamente para o futuro.

A parlamentar agradeceu o apoio da direção da Faculdade de Arquitetura e da Ufba, bem como elogiou o empenho do presidente Marcelo Nilo em fortalecer a nossa cultura e de aproximar o parlamento da comunidade. Citou os assessores da comissão na época que o projeto nasceu, bem como o empenho de Ana Fernandes e Délio Pinheiro. Por seu turno, o assessor para Assuntos de Cultura decidiu falar menos do conteúdo da caixa e mais das três pessoas que considera como responsáveis pela consecução do projeto: a deputada Maria del Carmen, os professores Luís Antônio e Ana Fernandes, Thais Rebouças e de André e Marcelo Portugal, designes da obra, que é produto da Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano.

O professor Délio Pinheiro explicou para os alunos de arquitetura presentes, cerca de 100, os professores e dirigentes da faculdade e da universidade e para os professores estrangeiros (franceses) que vieram à Bahia para o “Diálogos 4”, que “só na gestão do presidente Marcelo Nilo são quase 200 livros lançados, média de quase duas obras por mês, o que convenhamos não é pouco para o Legislativo que não é uma editora”. Citou as diversas coleções que a Casa edita e lembrou que no ramo da arquitetura já foram publicados os perfis biográficos de dois grandes profissionais baianos, Sílvio Robatto e Diógenes Rebouças”, ambos pela coleção “Gente da Bahia” – estando em curso trabalho semelhante com Pasqualino Magnavita.

A caixa “A Semana de Urbanismo de 1935 – Anais e Reflexões Contemporâneas”, contém uma edição em fac-símile das conferências realizadas entre os dias 20 e 27 de outubro daquele ano, trabalho coordenado pela comissão do Plano da Cidade do Salvador e a Sociedade dos Amigos de Alberto Torres, núcleo da Bahia. Esse documento histórico tem 180 páginas, enquanto outro volume, “Reflexões Contemporâneas” (artigos de agora, escritos por especialistas) em 145 páginas reflete sobre o passado e aponta para o futuro.