Cultura

Sertão Produtivo destaca ‘Narrativas’ do IPAC em Caetité

Sertão Produtivo destaca ‘Narrativas’ do IPAC em Caetité
Ipac , Bahia | 19/06/2016 às 12:00
Panorâmica de Caetité
Foto: Ipac
O programa ‘Narrativas Patrimoniais’ recebeu destaque da representação da secretaria estadual de Cultura (SecultBA) no Território de Identidade Sertão Produtivo. “O Narrativas é um projeto aberto e faz com que a sociedade abarque e se sensibilize com o patrimônio cultural”, afirma o representante territorial da SecultBA, Jardiel Alarcon. O Sertão Produtivo congrega 18 municípios, como Caetité, Brumado, Guanambi, Ibiassucê e Lagoa Real, dentre outros.
 
O evento começou na terça-feira (14), no Campus VI da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Caetité, e terminou na quarta (15), no colégio Zelinda Teixeira, em Maniaçu, distrito do município. O ‘Narrativas’ propõe diálogo, fomento e qualificação para que agentes públicos, artistas e produtores elaborem projetos para as áreas da arquitetura, urbanismo, museologia, patrimônio cultural material e imaterial.
 
EDUCAÇÃO – Criado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), o programa foi lançado em Salvador em 17 de maio (2016) e percorre cidades baianas. As próximas são Jequié, Serrinha, Ilhéus, Palmeiras, Capim Grosso, Cachoeira e Cabaceiras. “Agora, mais do que nunca, observamos maior valorização dos bens culturais materiais e imateriais”, afirma Jardiel, destacando a educação patrimonial do IPAC como potencializadora do processo de valorização da cultura.
 
Em Caetité aconteceram as palestras ‘O Antes e Depois do Tombamento – Registro Especial’ com o diretor de Preservação do IPAC, Roberto Pellegrino, e a ‘Conservar é Preciso’ com o diretor de Projetos do IPAC, Felipe Musse. Depois, foi apresentado o projeto ‘Preservação da Memória Documental da Chapada’, por Sayonara Pinto, e os técnicos do IPAC, Milena Rocha e Murilo Jorge, falaram sobre a ação #PatrimônioEuCuido. O ‘Narrativas’ é apoiado pelas superintendências de Promoção (Suprocult) e de Desenvolvimento Territorial (Sudecult) da SecultBA.
 
MULTIPLICADORES – “Os participantes são multiplicadores”, lembra o representante da SecultBA. Para ele, as parcerias com secretarias e agentes são fundamentais. “Com interlocutores, propagamos a educação patrimonial e conhecemos Caetité em contato com associações e instituições da cidade que fortalecem a ação do representante territorial”, diz Jardiel. A proposta do Narrativas do IPAC foi destacada ainda por mudar a visão de pessoas que não conheciam a importância sócio-econômica e estruturante do patrimônio cultural. “Podemos construir uma rede colaborativa no território e propagar isso para outros municípios”, conclui.
 
O Sertão Produtivo reúne Brumado, Caculé, Caetité, Candiba, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guanambi, Ibiassucê, Ituaçu, Iuiú, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu, Urandi. Jardiel é da cidade de Guanambi e foi convidado do Narrativas. As inscrições no programa são gratuitas e as vagas limitadas. Mais informações: (71) 3117-7482 e narrativaspatrimoniais@ipac.ba.gov.br. Acesse o site www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’.