Cultura

EXPO: Matizes de um Carnaval expõe famosas máscaras de Maragojipe

Acontece até sexta-feira, 17.
Secult , Maragogipe | 13/06/2016 às 17:48
Exposição de máscaras carnavalescas no Centro de Cultura do município é resultado de oficinas
Foto: Secult
Produzida por artistas e artesãos que atuam no tradicional carnaval de Maragojipe, a exposição Matizes de um Carnaval acontece até sexta (17) na Casa de Cultura do município, situado no Recôncavo Baiano. A mostra traz também o Memorial das Máscaras, com 22 telas montadas pelo artista plástico Marco Bulhões, que doou o material para a instituição. O projeto ainda receberá mais duas oficinas durante a exposição, nos dias 15 a 17 de junho das 9h às 15h. A iniciativa tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. 

A intenção do projeto é que as máscaras sejam mantidas na Casa de Cultura, mas que também circule por outros espaços culturais. A visitação já atrai alunos das escolas de Maragojipe e de cidades próximas. O objetivo dessa exposição “é a preservação a cultura local”, segundo a coordenadora do projeto Priscila Mendes.


Desde março deste ano acontece a Oficina de Máscaras e Novas Técnicas. A ação é parte do projeto Matizes de um carnaval – Memória e valorização de um povo, apoiado pelo Edital de Patrimônio, gerenciado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) da SecultBA.

O Carnaval de Maragojipe foi registrado como Patrimônio Imaterial da Bahia em 2009 e desde então possui o apoio do IPAC. Com mais de 100 anos de existência, a festividade é conhecida em todo o Brasil por manter a tradição das máscaras carnavalescas venezianas e heranças culturais afro-indígena da região.

Sobre o Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito publico ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.