Cultura

Odoiyá segue em cartaz no Espaço Cultural da Barroquinha

A direção cênica do espetáculo tem a assinatura de Marilza Oliveira
Quarta Via , Salvador | 07/06/2016 às 12:09
Odoiyá
Foto: Fernando Lopes

Com casa lotada durante todo o final de semana, Odoiyá estreou no Espaço Cultural da Barroquinha, na ultima sexta-feira (03). O espetáculo, que se aproxima da instalação interativa e une ancestralidade com tecnologias segue em cartaz até 12 de junho. As apresentações acontecem de sexta a domingo, às 19h, com acesso gratuito, sendo precedidas da animação Iemanjá Yemoja: A criação das ondas, de Célia Harumi Seki.

  Odoiyá nasce das experiências pessoais da bailarina e professora Bel Souza no candomblé. Filha de Yemanjá do Ile Asé Omin Silé, a artista consolidou o projeto durante seu processo de iniciação na religião. Meses depois, o espetáculo foi contemplado pelo edital Arte em Toda Parte Ano III, da Fundação Gregório de Mattos e Prefeitura Municipal de Salvador. 

  Mais do que a experiência de Bel Souza com a própria religiosidade, Odoiyá reflete suas pesquisas sobre a articulação entre dança contemporânea, estudos do corpo e cultural digital.  A proposta é promover a interação do espectador com aspectos simbólicos dos rituais do candomblé, utilizando projeções mapeadas e elementos sonoros, táteis e olfativos.

  A direção cênica do espetáculo tem a assinatura de Marilza Oliveira, pesquisadora das danças de matrizes africanas; o projeto de iluminação ficou com o ator e iluminador Geovane Nascimento; a direção musical está a cargo do percussionista, compositor e Alabê do Ile Asé Tubancé Ricardo Costa; e o figurino é do premiado Rino Carvalho.

 

 

SERVIÇO

 

O que: Espetáculo Odoiyá

Quando: 10 a 12/06

Horário: 19h

Local: Espaço Cultural da Barroquinha

Rua do Couro, s/n, Barroquinha – Tel: 3340-7350

Capacidade: 60 lugares

Entrada gratuita