Cultura

ADOLESCENTES e mulheres gordas ganham revista digital, Otto Freitas

É uma ferramenta de afirmação e representatividade do mundo plus size.
Otto Freitas , Salvador | 15/05/2016 às 19:10
Capa da revista
Foto: DIV
Quando o homem vai colher os cajus a mulher já está de volta com as castanhas assadas, torradinhas. Não tem jeito: seja gorda ou magra, alta ou baixa, bonita ou feia, mulher é mais retada do que o homem. As gordinhas, por exemplo, estão muito adiante dos gordinhos na luta contra o preconceito e na conquista de espaços importantes de afirmação.

Enquanto os gordinhos não têm o que vestir decentemente, a moda plus size para as mulheres avança rapidamente no mercado. Amplia-se a oferta de roupa destinadas à gordinhas, inclusive a moda praia, com modelos variados, até mesmo de biquines. Cresce o número de lojas e modelos especializados. Inúmeros sites e blogs com esse conteúdo ocupam cada vez mais espaço na mídia digital.

No último verão, aliás, foi lançado o movimento Vai Ter Gorda na Praia, realizado pela primeira vez em Salvador. Várias mulheres foram de biquíni ao Farol da Barra e Ondina, para mostrar que são felizes com seu corpo e para lutar pelo direito de ser quem são. A intenção do movimento é estimular as mulheres que estão acima do peso a irem à praia e a valorizarem seus corpos curvilíneos. 

Este, inclusive, é um dos assuntos da nova revista digital Plus (www.eusouplus.com), dirigida principalmente às adolescentes e mulheres gordas. Foi idealizada pela editora Naiana Ribeiro, para seu Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

A revista é uma ferramenta de afirmação, representatividade e estímulo para que se deixe para trás o julgamento da sociedade preconceituosa - afinal, gorda(o) não é xingamento. “Integra um movimento de inclusão e empoderamento feminino”, afirma Naiana. “É inclusiva, democrática e colorida, dirigida a todos os que se identificam com esses valores”. 

Plus explora temas específicos do universo adolescente e do mundo plus size como um todo, ressaltando a diversidade de culturas, raças e orientação sexual. Nesta primeira edição tem um artigo sobre drag queens plus size, crônica, opções de lojas virtuais para comprar roupas, aplicativos para edição de fotos, e uma lista de séries e filmes.

 Para produzir a revista Naiana Ribeiro conta com a colaboração dos jornalistas Clarissa Pacheco, Doris Miranda, Gabriela Cruz, Jorge Gauthier, Juliana Montanha, Priscila Natividade e Thais Borges, que assinam matérias ligadas ao universo da diversidade, autoestima, saúde, entretenimento e academia. Os fotógrafos Lucas Seixas e Milena Abreu publicam belíssimos ensaios fotográficos.