Cultura

Grupo Dúdù Odara estreia espetáculo neste domingo na Praça São Braz

Acontece em Plataforma, Salvador
Zirkus , Salvador | 07/05/2016 às 09:47
Black Circus Power
Foto: Zirkus
   A Praça São Brás, em Plataforma, será palco para estreia da peça “Black Circus Power”, neste domingo (8), às 16h. Com direção de João Lima, consultoria artística de Andrea Rabelo e Fábio Neves, o espetáculo promove o diálogo entre o circo e o teatro para homenagear Benjamin de Oliveira, considerado o primeiro palhaço negro do Brasil. 

   Com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal do Salvador, através da seleção do edital Arte em Toda Parte - ano III, realizado pela Fundação Gregório de Mattos, a montagem, que será apresentada pelo primeiro grupo de teatro negro do Subúrbio Ferroviário de Salvador, Dúdù Odara, é resultado do projeto Viapalco em Movimento, criado pelo grupo Viapalco para comemorar seus dezoito anos de atividades ininterruptas. Entrada gratuita.


VIAPALCO EM MOVIMENTO

O projeto Viapalco em Movimento, criado pelo Viapalco Grupo de Teatro para comemorar seus 18 anos de existência, tem por objetivo apresentar dois dos espetáculos de rua que fazem parte do repertório do grupo (Dia de Circo e O Circo de Um Homem Só) em seis bairros do Subúrbio Ferroviário de Salvador e Campo Grande. 

Além destas apresentações, com o intuito de valorizar o teatro de grupo e as artes de rua como
células de produção e de criação artísticas e geração de trabalho e renda na área cultural, o projeto Viapalco em Movimento também realizou residência de criação e montagem com um grupo de teatro do Subúrbio Ferroviário de Salvador. 

Durante o período de três meses, o grupo Dùdú Odara, selecionado após levantamento de grupos teatrais ativos da região, participou de oficinas de formação artísticas oferecidas e ministradas pelo ViaPalco:  palhaçaria, treinamento de técnicas circenses, oficinas de maquiagem, cenário, figurino, direção e produção. Esta
vivência culminou na montagem do espetáculo “Black Circus Power” que será apresentado pelo Dùdú Odara no bairro onde reside, Plataforma, e também no Campo Grande – local tido como referência no teatro de rua produzido em
Salvador. 


VIAPALCO 

O ViaPalco Grupo de Teatro iniciou suas atividades no ano de 1998 a partir de uma iniciativa da Pró-Reitoria de
Extensão da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em oferecer um curso de teatro para os alunos dos seus diversos cursos universitários. 

Nesses 18 anos de atividades ininterruptas, o Viapalco se consolidou como uma referência do teatro de grupo da Bahia. O grupo desenvolve um trabalho de exploração e pesquisa de diversas técnicas e linguagens das artes cênicas: teatro de improvisação, teatro antropológico, dança-teatro, técnicas de palhaçaria,
técnicas circenses, teatro de rua, dentre outras. Atualmente, o ViaPalco Grupo de Teatro conta com seis integrantes dos quais quatro participam desde a sua fundação.

Fiel a sua linha de trabalho que prima pela exploração de diversas técnicas teatrais e construção da própria
dramaturgia, através de um processo colaborativo entre atores e diretor, o grupo já realizou diversas montagens, sendo que seis se mantém como espetáculos de repertório do grupo: Meu Quintal, Dia de Circo, Vira Lona-Lona Vira, O Nariz do Poeta (Vencedor do Prêmio Braskem 2005 de melhor espetáculo adulto na categoria júri popular),
O Circo de Um Homem Só e Circocicleta – o mais recente trabalho do grupo. 

Reconhecido no cenário teatral baiano, o grupo foi membro fundador da Cooperativa Baiana de Teatro e já
participou de diversos festivais, projetos, editais e eventos em todo país.