Cultura

Neojiba inaugura núcleo no bairro da Liberdade no Parque Queimado

Aconteceu neste sábado
Ascom , Salvador | 16/04/2016 às 18:51
Neojiba Liberdade
Foto: Elói Corrêa
Uma aula aberta ao público marcou oficialmente a inauguração do Núcleo Liberdade do Programa Neojiba, neste sábado (16), localizado no Parque do Queimado, em Salvador. A unidade, ativa desde março deste ano, passa a atender mais de 100 crianças que já começam  a ter os primeiros contatos com a arte. A instalação do núcleo é o primeiro passo para a chegada definitiva do Neojiba no bairro, que irá abrigar a sede do programa. "Essa é a primeira aproximação do programa com os garotos e as famílias do bairro, que considero  o coração de Salvador. É um bairro populoso, onde temos muitas crianças que podem se descobrir na música", afirmou a diretora institucional do Neojiba, Beth Ponte.


De acordo com o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Geraldo Reis, a inauguração é uma ampliação do programa. "O nosso objetivo é levar o Neojiba aos 27 Territórios de Identidade, para proporcionar a um maior número de  jovens alternativas culturais e de desenvolvimento”. 

Garotos de 5 a 8 anos mostraram habilidade com instrumentos confeccionados de papel. Durante a abertura oficial do espaço, a plateia também foi convidada a participar. Pais, amigos e familiares arriscaram alguns movimentos. Alguns pais deixaram a condição de  referência para aprender com os filhos. "Não conhecia nada de música. Mas ela me explica. Fala dos instrumentos que ela já conhece e eu confesso que em alguns já tenho até ritmo", conta a propagandista, Leila Fraga, mãe da aluna Lara, de 5 anos.


As aulas de iniciação musical foram iniciadas somente depois que a Embasa concedeu ao Neojiba a cessão de uso do Parque do Queimado, localizado no bairro da Liberdade. O Núcleo Neojiba Liberdade começou a funcionar antes mesmo da requalificação dos casarões  antigos que compõem o local, com conclusão prevista para 2017. Para Laerte Silva, de 8 anos, o Neojiba contribui para o aprofundamento na música. "Faço nas aulas muitas coisas. Aprendo a mexer nos instrumentos e, em alguns, que toco em casa com meu pai, fico  melhor", afirma. 


O pai do garoto, o analista de sistemas, Leonardo Sereno Silva, também tem afinidade com a música. Nos momentos de lazer arrisca umas notas no acordeon. Mas foi o viés educativo do programa que o motivou a matricular o filho. "Adoro música desde criança, como  o Laerte. Mas hoje, na condição de pai, avalio a música como um importante elemento de educação. Por meio dela, é possível passar a disciplina necessária para formação do caráter" destacou.


Segundo a dona de casa, Michele Sereno Silva, mãe de Laerte, a disciplina representou melhora também no ambiente escolar. "Ele aprende as coisas rápido, mas era muito agitado. Depois que passou a participar das atividades de música ficou mais calmo e mais concentrado.  Melhorou muito o comportamento na escola".  


A apresentação da cultura a crianças representa mais do que mudança pessoal. Para o coordenador do Programa Pacto Pela Vida, César Lisboa, o ato é uma maneira especial de pensar segurança pública. "Por meio de ações como esta reforçamos os laços das crianças  com suas respectivas famílias. O limite, que é muito importante, é dado. Isso a longo prazo, com certeza, refletirá na melhora da segurança", ressaltou Lisboa.  

Ingresso no programa


O Programa Neojiba está com vagas disponíveis para o coro da Liberdade, atividade que será desempenhada a partir de maio no novo núcleo. As inscrições foram inciadas no dia 15 e vão até 25 de abril. A oportunidade é direcionada a jovens com faixa etária entre  13 e 18 anos. Para participar, basta enviar o nome completo, idade, endereço e telefone de contato para o endereço eletrônico secpedagogico@neojiba.org. Após a inscrição, os interessados irão passar por um processo seletivo. É importante ressaltar que não  é necessário conhecimento prévio em música para integrar as ações musicais no núcleo.