Cultura

MORRE ROGÉRIO DUARTE criador da estética visual da TROPICÁLIA

Direção da Secult lamenta a perda do artista
Secult ,  Salvador | 14/04/2016 às 15:59
Rogério morreu em Brasília
Foto: Rodrigo Sombra
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e suas unidades vinculadas – Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon e Instituto  do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia –  lamentam o falecimento do o artista gráfico baiano Rogério Duarte na noite desta quarta-feira (13), em Brasília. “Se estamos tristes, Glauber está comemorando o reencontro com o amigo. 

A ausência de Rogério Duarte  no cenário artístico será sempre uma lacuna. Ele trilhou um caminho a ser seguido e com certeza nesses 50 anos da Tropicália que iremos celebrar, esse ícone será lembrado com o respeito que merece”, afirma o secretário de Cultura, Jorge Portugal. A SecultBA  transmite o seu pesar pelo acontecimento aos familiares e amigos. Ainda não há informações sobre o sepultamento.

Rogério Duarte foi um desenhista e intelectual brasileiro e é considerado o criador da estética visual da Tropicália. Nascido em Ubaíra, na Bahia, nos  anos 60 mudou-se para o Rio de Janeiro. Considerado mentor intelectual de nomes como Zé Celso Martinez Corrêa, Hélio Oiticica e Torquato Neto, Rogério Duarte foi o autor de vários cartazes para filmes de seu amigo Glauber Rocha, como Deus e o diabo na terra do sol (símbolo do cinema nacional) e A idade da terra. Também criou, para este último, a trilha sonora. Colaborou também com artista como Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Gilberto e Gal Costa.