Cultura

USINA DIGITAL capacita jovens em situação de risco em Lauro de Freitas

Projeto já atendeu 1.345 jovens até agora
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 08/04/2016 às 21:29
Jovens participam de oficina
Foto: Divulgação

Dar aos jovens em situação de risco em Lauro de Freitas formação profissional e contribuir para colocá-los no mercado de trabalho é a proposta da Usina Digital, ONG que atua desde 2009 na cidade. A Prefeitura Municipal é a realizadora dos projetos, a Associação Central das Multiusinas (ACMU) executora e a União Européia apoiadora das ações socioeducativas. Em sete anos de atividades, quatro dos quais com apoio da UE, a Usina já atendeu 1.345 jovens.

Segundo o coordenador geral da ONG Giuseppe Vozza quando são oferecidas à juventude boas orientações, oportunidades de crescimento e apoios pontuais para viabilizar seus projetos, a resposta é rápida, positiva e ultrapassa as expectativas. O prefeito Márcio Paiva acrescenta que os projetos realizados pela Usina Digital nas escolas do município contribuem para melhorar as condições de aprendizado dos alunos e representam uma possibilidade a mais de inserção social e profissional.

A Usina desenvolve atualmente os projetos Virando o Jogo, Circuito do Saber e Chega de Ilusão, atendendo 166 jovens. E todos os programas são embasados na valorização da vida, no entendimento do papel estratégico da educação e dos educadores, como formadores e orientadores na construção dos caminhos individuais e coletivos de profissionalização e inclusão.

O Virando o Jogo trabalha a mediação de conflitos e a tecnologia na didática e visa contribuir para a redução da violência e a melhoria das relações de convivência nas escolas; o Circuito do Saber dá formação em tecnologia e turismo para jovens vulneráveis e o Chega de Ilusão visa prevenir o uso de entorpecentes na juventude através da mobilização pelas artes.