Cultura

DAMA DE COMPANHIA da esposa do coronel Nenenzinho vive em Serrinha

Um pouco mais da história de Serrinha
Tasso Franco , da redação em Salvador | 31/03/2016 às 11:20
Maria Tereza, 89 anos de idade
Foto: BJÁ
  Um registro da história de Serrinha quando os coronéis locais tinham esposa, amantes e damasa de companhias, senhoristas que serviam de companhia às suas mulheres nos afazeres da casa, bem típico da fazenda e da senzada. Eram essas damas de companhia que cuidavam da casa, cozinhavam, arrumavam tudo com muito cuidado.

  Na semana santa conheci a senhora Maria Tereza, 89 anos, dama de companhia de Zefinha, a esposa do coronel José Carneiro da Silva Filho (Nenenzinho), prefeito nomeado entre fev de 1946 a março de 1948 pelo interventor da Bahia, Guilkherme Marback.

  Nenenzinho foi o mais famoso coronel de Serrinha, dono de extensas áreas rurais, onde, na Fazenda Lamarãozinho mantinha outra familia com a amante Nair e outra dama de companhia e apesar do apelido era um homem alto, gordo, forte e de poucas palavras.

  Costumava atender os seus correligionários sentado no jeep na Prala Luiz Nogueira. Apesar da fama de valentão não se tem noticias de crimes que tivessem sido praticados por ele. Adotou, o dr Germano como se fosse um filho. Era pesedista, luigado a André Negreiros Falcão e seu seu sucessor João Barbosa, aí já em eleição direta.

   Maria Tereza me contou que esteve fiel ao casal - em especialmente a dona Zefinha - até seu falecimento. Hoje, MT mora na rua Barão de Cotegipe.