Cultura

Estudantes de Itabuna premiados em concurso que estimula a leitura

A premiação foi entregue no Centro de Cultura Adonias Filho
Secom Itabuna , Itabuna | 10/03/2016 às 13:54
Estudantes de Itabuna premiados em concurso que estimula a leitura
Foto: Lucas Franças

            Construir o hábito da leitura, seduzir o jovem estudante a ingressar no mundo da fantasia, criar gosto pelos contos que valorizam o conhecimento, a informação e a cidadania e expressar tudo isso através da arte e da dança, além de ganhar presentes por estas iniciativas. Tablets, smartphones, mochilas e, claro, livros, muitos livros foram entregues na tarde de quarta-feira aos vencedores do Concurso “Minha Coreografia para Leia, Criatura! Leia”, promovido pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Educação e a Trupe da Biblioteca Itinerante.

            A premiação foi entregue no Centro de Cultura Adonias Filho, com auditório lotado por uma plateia formada por estudantes da rede municipal de ensino, professores e muitos pais orgulhosos. “É bom ver o caminho que nossos filhos estão tomando com iniciativas como esta”, elogiava dona Lucinéia Almeida, mãe da pequena Ingrid.

Mae e filha aplaudiram com entusiasmo o anúncio dos vencedores nas categorias de 6 a 11 anos e de 12 a 17 anos. “O que presenciamos hoje aqui é resultado de um esforço coletivo que reuniu professores e alunos na construção de uma escola de qualidade e inclusiva”, afirmou a professora Regiane Cruz dos Santos, diretora do Departamento de Educação Básica (DEB), que na solenidade representou a secretária municipal de Educação, Dinalva Melo do Nascimento.

 

BOA INICIATIVA

           Por meio da gravação de um filme de 30 segundos, os estudantes inscritos no concurso expressaram através da dança a sua alegria pela leitura. Em seguida, os filmes foram “viralizados” pelo WhatsApp para conhecimento do público. Na primeira etapa, mais de 100 filmes foram inscritos. Uma comissão avaliou todos os vídeos e classificou para a final 10 de cada categoria. A escolha dos vencedores foi feita através de votação pela internet.

            “A iniciativa ganhou corpo, mobilizou as escolas. Foram mais de 12 mil votos computados nas duas categorias”, destaca a coordenadora da Trupe da Biblioteca Itinerante, Márcia Meneses. A pequena Maria Isabela, a vencedora da categoria 1, por exemplo, foi votada 4.927 vezes.

Criado com a finalidade de estimular a criatividade dos alunos da rede municipal de ensino e incentivar a leitura, a edição deste ano foi bastante competitiva. Com a final, é página virada nesta edição e mais livros abertos às novas iniciativas de valorização do conhecimento e de incentivo ao prazer da leitura.