Cultura

VIDA DE GORDO: As gordas colocaram a cara no sol, por OTTO FREITAS

De maiô ou de biquini, as gordinhas estão exibindo o corpão sem medo.
OTTO FREITAS , Salvador | 14/02/2016 às 17:56
São as gordas maravilhosas mostrando suas sensualidades
Foto: Correio
   Devagarzinho, devagarzinho, as gordinhas vão se libertando e vencendo o preconceito. Além de criarem a moda própria (a plus size já é uma realidade), nesse verão, que ainda vai pela metade, elas estão na praia, na piscina, e se largaram no Carnaval. De maiô, de biquíni ou fantasia, tanto faz; o importante é que estão se divertindo e dourando o corpo que têm.

   No Carnaval, gordas, gordinhas e gordonas caíram na folia, na maior alegria, em modelitos arrochados mostrando coxonas e bundonas. Preta Gil, a reconchuda mais retada e mais sexy do Brasil, balançou o coreto dos babacas ao exibir sem pejo suas coxas grossas, com estrias, celulite e tudo o mais. 

   A cantora do Aviões do Forró, a ex-gorda Solange, subiu no trio elétrico toda apertadinha, em maiô de mangas compridas e as pernonas de fora. E dona Ivete, hem, rapaz?! Fininha, fininha, mostrou toda a sua gostosura em belíssimos figurinos. Enfim ela arranjou um estilista que a libertou dos antigos babados e saiotes cafonas que, em vez de disfarçar, realçavam ainda mais sua antiga barriguinha e a bunda grande.

   Nesse pique, o verão começou com o movimento Vai Ter Gorda na Praia, realizado pela primeira vez em Salvador. Várias mulheres foram de biquíni ao Farol da Barra e Ondina, para mostrar que são felizes com seu corpo e para lutar pelo direito de ser quem são. A intenção do movimento é estimular as mulheres que estão acima do peso a irem à praia e a valorizarem seus corpos curvilíneos. Também reivindicam um programa de saúde voltado para atender a pessoa gorda.

                                                                         @@@@@@

   Os blogs e sites tornaram-se poderosas trincheiras para combater nessa luta. Dão dicas e sugestões e são unânimes em afirmar: está enganado quem pensa que gordinha só usa maiô, para disfarçar as dobras e culotes. O Beleza Sem Tamanho, por exemplo, chama a atenção para novos lançamentos de moda praia plus size, desde o verão passado. “Com tantas peças lindas, não faz sentido continuar com vergonha do verão”, diz Kalli Fonseca, modelo e editora do blog.

   Renata Poskus Vaz, do blog Mulherão, lembra que muita gente ainda acha que gordinha não deve usar biquíni. Ledo engano. Isso é pressão para impor falsos padrões de beleza e atender a interesses comerciais. Todo mundo pode usar, mas convém saber usar, escolher o biquini certo para o corpo certo.

   Um dos principais erros de quem está com uns quilinhos a mais é se esconder atrás de biquínis grandes demais. Ana Paula Holanda, modelo e blogueira do Plus Size na Moda, recomenda justamente o oposto: os modelos ideais para as gordinhas valorizam as curvas, acinturam e modelam o corpo. 

   Biquínis muito grandes aumentam a silhueta e fazem algumas partes do corpo parecerem maiores do que realmente são. Os médios são os ideais, nem pequenos, nem grandes demais. Quem tem o quadril largo deve evitar lacinhos, tiras finas, adereços, e escolher estampas mais discretas. Nada de exageros. Na parte de cima, deve-se apostar nos modelos meia taça, com melhor estrutura e mais segurança para os seios, aconselha a blogueira-modelo. 

    É como diz a música do É o Tchan, Bota a Cara no Sol (J.Telles, Leonardo Scavuzzi e Iramaia Santos), uma das mais tocadas nesse Carnaval: “Seja gordinha ou magrinha.../Por nada nesse mundo deixe de ser você”.