Cultura

FEIRA: Vendedores com boa expectativa na Feira do Livro Usado

VAI ATÉ DIA 28 DE FEVEREIRO
SECOM , Feira de Santana | 05/01/2016 às 09:16
Feira do Livro em Feira de Santana
Foto: DIV
A expectativa dos vendedores de livro didáticos e romances usados, adotados pelas escolas particulares de Feira de Santana, é das melhores, apesar da crise. A 12ª edição da Feira do Livro, evento já tradicional do calendário escolar da cidade, começou nesta segunda-feira, 4, e vai até o dia 28 de fevereiro, no estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas.
 
Nas 24 barracas, pais e responsáveis podem encontrar livros, adotados do ensino fundamental ao ensino médio, com desconto que varia entre 50% e 70%, quando o preço é comparado com os volumes oferecidos pelas livrarias. “A economia que é feita aqui é significativa”, afirmou Glauber Lira, que coordena a Feira do Livro com Sara Bacelar.
 
Devido à crise, estima-se que mais de 20% dos estudantes as escolas particulares neste ano migrarão para as escolas públicas. Para Glauber Lira, como estes vendedores vivem das listas elaboradas pelas escolas, inicialmente pode-se registrar impacto nas vendas. “Mas acredito que boa parte dos pais que renovaram as matrículas dos filhos deve comprar os livros na Feira, por motivos óbvios de mercado”.
 
Vendendo livro usado desde 2005, Mercês Monteiro nutre boas expectativas com relação ao faturamento, mas lembra que algumas escolas e colégios adotaram módulos, detalhe que a tira a possibilidade dos pais virem à Feira. “Mas, mesmo assim, acredito que faremos bons negócios, porque aqui os pais encontrarão livros bons a preços bem mais em conta”.
 
Na Feira, além da compra, o interessado pode vender e trocar seus livros. O coordenador orienta aos clientes que antes de fechar o negócio, observe se o livro está em bom estado de conservação e se o ano da edição corresponde ao pedido na lista.