Cultura

Grupo abre 2016 com Intervenção artística na Garibaldi

Grupo de artistas começam o ano com ocupação artística em praça da Garibaldi!
Tatiane Carcanholo , Salvador | 04/01/2016 às 11:12
Atenção artistas trabalhando
Foto: Marcelo Sousa Brito
O ator, diretor e pesquisador teatral Marcelo Sousa Brito, prêmio Braskem 2006 na categoria Revelação, autor do livro “O teatro invadindo a cidade” (EDUFBA, 2012) e doutorando pelo PPGAC-UFBA organiza junto a um grupo de artistas em parceria com o coletivo Cruéis Tentadores a realização da intervenção viária “Atenção: artistas trabalhando” como parte de sua pesquisa de doutorado intitulada “O teatro que corre nas vias” a ser concluída em março de 2016 no PPGAC.
 
Para essa pesquisa Marcelo criou o conceito de intervenção viáriacomo prática artística inspirado nas intervenções feitas pelo poder público afim de “melhorar” o fluxo na cidade. Para o pesquisador mais do que tratores, escavadeiras e buracos a cidade precisa também de espaço para viver o lúdico no espaço público e é ai que entra a intervenção viária proposta por Marcelo que utiliza do corpo e da criação de artistas convidados para criar uma imagem poética da cidade fazendo das vias públicas um lugar cênico pronto para ser vivido, ocupado seja pelos cidadãos ou por artistas que têm a cidade como estímulo artístico.
 
O grupo formado por Márcia Andrade, Tatiane Carcanholo, Mirella Matos,Amós Heber, Ia Santache e o bailarino Dejalmir Melo passou por um período de vivência na praça Lord Cochrane na Garibaldi, via de acesso para vários pontos da cidade. Durante as vivências os artistas, seguindo estímulos do diretor e fundamentados pela fenomenologia da percepção, ocuparam a praça, conviveram com as pessoas que vivem ali por perto e dialogaram com os usuários da praça como estímulos para a criação de personagens e da intervenção viária propriamente dita. Nesse processo a cidade é vista como sala de ensaio e lugar para a encenação.
 
Dia 08 de janeiro, às 16h o grupo apresentará o resultado dessa primeira ocupação que pretende continuar e reunir mais artistas de diversas áreas descontentes com o andamento que o teatro e as artes vêm tomando na Bahia.
 
Ocupar a cidade é uma forma de dialogar com quem vive a cidade e também de não fazer parar o processo criativo de um grupo de artistas de Salvador.
 
O projeto é apoiado pela Capes com uma bolsa de estudos para o doutorando e não tem nenhum patrocínio apesar de ser inscrito em editais. Uma das questões do grupo é: “o que o poder público quer como cultura para a cidade e seus artistas?”
 
 
Intervenção viária: “Atenção: artistas trabalhando”
Direção: Marcelo Sousa Brito (71- 98823-2787)
Com: Tatiane Carcanhollo, Mirella Matos, Márcia Andrade, Amós Heber, Ia Santache e Dejalmir Melo.
Produção de objetos: SilverinoOju
Produção: Samara Santos e Mateus Barbosa