Cultura

ANO NOVO VIDA NOVA: A incrível história de Bento, por OTTO FREITAS

Em 2016 há que se ter coração valente e cabeça de gelo, com muita paz, saúde e alegria.
Otto Freitas , Salvador | 02/01/2016 às 20:02
Bento e sua luta contra o destino
Foto: OF
Recém-nascido, foi queimado vivo e abandonado na porta do hospital, enrolado em um trapo nojento. O vigilante o levou correndo para a emergência. Tinha metade do corpo em carne viva e todo sujo de terra. Estava praticamente morto. Mas uma jovem doutora, cheia de conhecimento, sonhos, autoconfiança e muito amor aos bichos, não aceitou a condenação e insistiu em cuidar dele, correu atrás do improvável.Formada há poucos anos, a médica idealista com cara de menina fez de tudo para salvar aquele bebê cujo destino parecia estar traçado. Dizem que a gente, quando nasce, já vem com o caminho definido e somente forças superiores teriam o poder de mudar a história. O que está escrito, está escrito, creem os fatalistas. 

A médica não pensava assim e iniciou os procedimentos. Lavou todo o corpo em água corrente, fez uma desinfecção geral, instalou o soro e medicou o paciente. Superado o estágio mais crítico, começou a fazer alimentação oral, usando um conta-gotas, até que o neném recuperou a capacidade de sugar e aceitou a mamadeira. 

Após os primeiros dias, vencidos todos os riscos de infecção, o bebê estava salvo. Bento nasceu de novo. Nasceu bendito, abençoado, aquele sobre quem só se fala bem. E assim é: Bento cresceu com afeto e cuidado. Apesar das marcas de queimadura que ficaram em seu corpo para sempre, tornou-se uma criança tão pura e cheia de simpatia como Chico Bento, de Maurício de Souza; tão sapeca e inteligente como o Menino Maluquinho, de Ziraldo. 

Aos três anos de idade, Bento é um rapazinho que já abandonou as peraltices de criança inquieta, como morder e rasgar tudo o que podia alcançar com a boca cheia de dentes afiados. Poderia ter crescido revoltado e agressivo, mas tem boa índole; é pacífico, gentil e amoroso. Poderia ter se tornado um ser triste e amargurado, mas é alegre e brincalhão.  

Com seu olhar poderoso e cheio de energia, Bento é carismático e encantador, ganhou fama e popularidade, atrai a atenção de todos no condomínio onde vive. Cobiçado por muita gente, acabou adotado pela médica veterinária que o salvou. Ela o cria como o filho pródigo, mesmo que ele seja um vira-lata com o pelo em preto e branco cheio de cicatriz. 

Bento pode ser uma inspiração nesse Ano Novo que se inicia tão cinzento, precedido por tanto lama, tanto desânimo e maus presságios. Em 2016 há que se ter coração valente e cabeça de gelo, com muita paz, saúde e alegria.