Cultura

Caixa Cultural Salvador recebe workshop "Histórias Latentes"

Artistas visuais propõem um mergulho multimídia no centro de Salvador, traçando um mapa afetivo da região
Isa Lorena Vergasta Moreira , Salvador | 12/11/2015 às 13:45
Garapa
Foto: Divulgação

Estão abertas até o dia 18 de novembro as inscrições para o workshop Histórias Latentes, realizado na CAIXA Cultural Salvador pelo Coletivo Garapa, que lista, entre vários outros, trabalhos conjuntos com a lendária agência de fotografia Magnum e exposições no MASP, CCSP e MIS-SP. Salvador é a quarta cidade brasileira por onde passa o projeto.

Em Histórias Latentes, a proposta é a formação de um grupo de 30 pessoas que vão fazer, entre os dias 24 e 29 de novembro, um mapeamento criativo, emotivo e geográfico do Centro de Salvador, região onde está localizada a CAIXA Cultural. Entre fotografias, textos, memórias, mapas e vídeos, são vários os materiais empregados para estimular o pensamento e a criação coletiva em artes visuais, além de promover a reflexão sobre a memória da cidade e as histórias que se escondem na paisagem.

Mapa Afetivo - “Queremos desconstruir formatos, estamos sempre confrontando as fronteiras entre o documental e a ficção”, afirma Paulo Fehlauer, que integra o Coletivo Garapa junto a Leo Caobelli e Rodrigo Marcondes. Esses três fotógrafos jornalistas têm como destaque na produção independente a mostra Calma (2013), da 1ª FotobienalMASP; A Margem (2013), exibido no Centro Cultural Centro Cultural São Paulo, e o documentárioDoble Chapa (2014), integrante de mostras internacionais no Rio e São Paulo.

Mais uma vez, buscam histórias de pessoas e paisagens. “É quase a criação de uma psicogeografia, um mapeamento afetivo da cidade onde as memórias das pessoas se conectam com a paisagem urbana”, prossegue Fehlauer. Para isso, os três artistas vão propor ao grupo discussões para pautas que serão executadas nas ruas do entorno da CAIXA Cultural sob supervisão deles. O resultado será um painel que, usando vários tipos de mídia, produza um mapa afetivo, ou seja, um mapa que além de mostrar o espaço físico, também humanize a cidade, traduza a relação dessas pessoas com ela.

Bate-papo com público – Junto aos participantes do grupo, o público também vai poder interagir em um bate-papo aberto no dia 26 de novembro com os integrantes do Garapa sobre o trabalho deles e a desconstrução das fronteiras entre linguagens audiovisuais e a fotografia.

 

SERVIÇO

Histórias Latentes – Workshop com Coletivo Garapa

Período: 24 a 29 de novembro de 2015

Horário: terça a sexta, das 14h às 18h / sábado e domingo das 10h às 17h

Inscrições abertas até 18 de novembro pelo site http://garapa.org/historias/

Número de vagas: 30 (sujeito a seleção pelo Coletivo Garapa)

Bate-papo: 26 de novembro às 19h

Local: CAIXA Cultural – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)

Classificação Indicativa: Livre

Inscrição gratuita