Cultura

UFBA e meio acadêmico baiano comemoram centenário de Thales de Azevedo

A programação será aberta na próxima terça-feira, dia 10 de novembro, às 19 horas, no Museu de Arte da Bahi
Companhia Comunicação , Salvador | 05/11/2015 às 14:18
UFBA e meio acadêmico baiano comemoram centenário de Thales de Azevedo
Foto: Divulgação

O centenário de nascimento do professor Thales de Azevedo, um dos mais reconhecidos intelectuais baianos de todos os tempos, será comemorado em Salvador de 10 a 13 de novembro com a realização de um seminário internacional denominado Relendo Thales de Azevedo - uma avaliação crítica de seu legado, além de uma exposição e lançamento de livros. A comemoração é uma iniciativa da Universidade Federal da Bahia e de instituições como Academia de Letras da Bahia, Associação Brasileira de Antropologia, Museu de Arte da Bahia e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Haverá ainda a participação da universidade francesa Lyon II, de Paris, e da City University, de Nova Iorque.

A programação será aberta na próxima terça-feira, dia 10 de novembro, às 19 horas, no Museu de Arte da Bahia, com a apresentação da exposição Presença de Thales, composta de  aquarelas, memória fotográfica e objetos de trabalho de Thales de Azevedo. Também haverá o lançamento dos livrosThales de Azevedo e a arte de escrever e pintar, de Paulo Ormindo de Azevedo, e Uma pesquisa sobre a vida social no Estado da Bahia, de Jaci Maria Ferraz de Menezes, além da exibição de um documentário e da realização de uma pequena seresta dedicada ao homenageado.

No dia 11 de novembro, quarta-feira, a partir das 8h30, tem início no Convento do Desterro, em Nazaré, o seminário propriamente dito, com a apresentação de trabalhos sobre a obra de Thales de Azevedo que foram selecionados por uma Comissão Científica. Caberá à presidente da Academia de Letras da Bahia, Evelina Hoisel, a abertura solene do evento, seguida do discurso panegírico do acadêmico Edvaldo Boaventura, e de pronunciamentos dos professores Ordep Serra e Paulo Ormindo de Azevedo.  

Com várias mesas sobre temáticas a que o homenageado dedicou suas pesquisas e reflexões – História e Relações Raciais, Estado e Religião, Corpo e Saúde - seminário prossegue até o dia 13 de novembro. O encerramento, no dia 13, às 20 horas, acontecerá no Salão Nobre da UFBA, no Canela, com uma apresentação da Orquestra Sinfônica da UFBA.