Cultura

Encontro debate revalidação do samba de roda como patrimônio cultural

O evento acontece dia 31 de outubro, em Santo Amaro da Purificação
Gabriela da Fonseca , Salvador | 26/10/2015 às 19:22
Barquinha
Foto: Luiz Santos

Mais uma importante etapa do processo iniciado no ano passado para debater a renovação do registro do samba de roda do Recôncavo Baiano como patrimônio cultural brasileiro e seu plano de salvaguarda acontecerá durante o 8º Encontro dos Mestres e Mestras do Samba de Roda - Propondo novos encaminhamentos para a Salvaguarda, onde será apresentado o relatório preliminar de análise para a revalidação. Realizado pela ASSEBA (Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia), Rede do Samba do Roda e IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o encontro ocorrerá no dia 31 de outubro, das 8h30 às 18h, no Teatro Dona Canô e no Centro de Referência do Samba de Roda, no município de Santo Amaro, no Recôncavo baiano.

Mais de 300 pessoas entre mestras e mestres sambadores e interessados no tema são esperadas para o evento, que contará também com a presença do repentista, cordelista e sambador Dr. Bule-Bule e do cineasta Pola Ribeiro, ex-diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), atual secretário do Audiovisual no Ministério da Cultura.

O processo de avaliação para revalidação do bem cultural de natureza imaterial é previsto por lei. Depois de 10 anos do registro do samba de roda baiano como patrimônio cultural brasileiro, o processo de revalidação foi iniciado em 2014 com a realização de assembleias itinerantes, mediadas pela Superintendência do IPHAN na Bahia, em municípios do Recôncavo e de outras regiões da Bahia para onde o samba se expandiu na última década. No encontro, será apresentando o relatório preliminar elaborado a partir das assembleias e os participantes terão a oportunidade de reavaliar e propor modificações para o plano de salvaguarda do samba baiano.

Conexão Pará - Bahia – Uma caravana vinda do Pará com integrantes do grupo Carimbó, manifestação cultural paraense reconhecida como patrimônio imaterial em 2014, participará do evento para conhecer como acontece o processo de revalidação do registro e aprender com a experiência dos sambadores e sambadeiras baianas como elaborar o plano de salvaguarda.

Salvaguardar um bem cultural de natureza imaterial é apoiar sua continuidade de modo sustentável, atuar para melhoria das condições sociais e materiais de transmissão e reprodução que possibilitam sua existência.

SERVIÇO

O quê: 8º Encontro dos Mestres e Mestras do Samba de Roda - Propondo novos encaminhamentos para a Salvaguarda

Quando: 31 de outubro, das 8h30 às 18h

Onde: Teatro Dona Canô e Centro de Referência do Samba de Roda - Santo Amaro/Ba

PROGRAMAÇÃO

 

31 de outubro de 2015

 

08h30 | Recepção, entrega de material e acomodação;

 

09h | Mesa de abertura 

 

09h30 | Roda de Dialogo: 10 Anos de Patrimonialização do Samba de Roda – história, perspectivas e desafios 

 

Expositores: Departamento de Patrimônio Imaterial (IPHAN Brasília), Superintendência IPHAN (Bahia) e Asseba

 

Debatedores: Alva Célia, Rosildo do Rosário e Drº Bule Bule

 

11h | Intervenção - Samba de Lata

 

           Local – Teatro Dona Canô

 

12h | Almoço 

 

           Local – Centro de Referência do Samba de Roda

 

14h | Vídeo Institucional: “10 Anos de História e Salvaguarda”

 

14h15 | Apresentação do Relatório Preliminar das Assembleias Itinerantes – “Reavaliar, 

 

Demandar e Propor modificações e novos encaminhamentos para o Plano de Salvaguarda.”.

 

Coordenação: Any Manuella

 

Expositora: Bruna Teixeira 

 

15h30 | Intervenção - Samba Mirim

 

           Local – Teatro Dona Canô

 

16h | Coquetel de Encerramento

 

16h30 | Intervenção - Roda de Capoeira 

 

17h | Tarde Cultural – Grupo Carimbó (Pará), Samba de Roda Suspiro do Iguape, Samba Sinfonia do Pandeiro, Samba Sou da Raiz 

 

           Local – Centro de Referência do Samba de Roda