Cultura

ARTISTAS das ruas alegram turistas e fazem parte da paisagem européia

Há todo tipo de artista, mas a maioria é de músicos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 30/09/2015 às 17:53
Na antiga área oucpada pelos soviéticos, em Erfurt, músicos soviéticos
Foto: BJÁ
   Os artistas das ruas e praças na Alemanha estão por todas as cidades, desde as grandes quanto as pequenas,, especialmente naquelas que têm um grande fluxo de turistas. 

   Na pequena Erfurt, capital da Turíngia, no lado oriental que era controlado pelos soviéticos, ainda é possível ver (como na foto) músicos usando anrtigos instrumentos da URSS tocando nas ruas. Música incomprrenspivel a tradução para nós brasis, mas bem interessante, nostálgica.

   São personagens que compõem as paisagens das cidades e originários de diversos países - europeus de uma forma geral, brasis, argentinos, asiáticos, bolivianos, etc - e que fazem a alegria das pessoas. A maioria deles atua na música, mas existem mágicos, malabaristas, pintores, caricaturistas, etc - uma inifidade de pessoas que se dedicam à arte, como amadores e profissionais.

   As pessoas curtem bastante esses artistas e oferecem moedas e cédulas quase sempre na base de 1 euro até 10 euros, e alguns deles vendem cds e outros objetos de sua atuação. Em Frrankfurt há uma exposição de um artista chamado Ottomar Kral, que ocupa uma das praças da cidade, e ele vende peças de sua arte num estande.

   Há de tudo, em Nuremberg havia um camarada numa praça fazendo malabarismo com uma bola de cristal, impressionante. A bola flutuava em suas mãos, braços, ombros, deixando todo mundo de queixo caído. 

   Existes grupos que cantam protestando contra algum país dominador, alguma atividades social e assim por diante.

   Os aritstas de sua são atrações à parte nas cidades eurpéias e as pessoas adoram o que eles fazem, valorizam, presitigam e os gratificam (TF).