Cultura

FEIRA: Feira do Livro estimula gosto pela leitura entre as crianças

Acontece em Feira de Santana
Secom , Feira de Santana | 25/09/2015 às 18:55
Estimulo à leitura em Feira de Santana
Foto: ACM
A 8ª Feira do Livro, Festival Literário e Cultural de Feira de Santana funciona até domingo, 27, na praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum). O local tem recebido  um número expressivo de crianças entre seus visitantes. Não são apenas estudantes em passeios organizados pelas escolas, como tem feito a Secretaria Municipal de Educação, estimulando o hábito da leitura.
 
Com mais de 50% de todo o estoque da Feira do Livro voltados para a literatura infantil, o evento promove o estímulo precoce à leitura deixando as crianças bem à vontade para se divertir, conferir de perto as novidades, conhecer novos autores e fazer escolhas.
 
Os irmãos Marcelo, 12 anos, Bernardo, 9, e Maria Clara, 6 anos, nem esperaram convite. Por iniciativa própria levaram os pais até os estandes da Feira.
 
A mãe conta que os filhos são atraídos pelos livros mais interativos, que despertam a curiosidade e mexem com a imaginação. “O Marcelo, por exemplo, gosta muito de desenhar e eu estou aqui também por esse lado dele, digamos, cartunista” afirmou.
 
A Feira do Livro empolga ainda pré-adolescentes como Ester, 13 anos. Ela foi à Feira em busca de livros de romance que sejam intrigantes. "Desde pequena meus pais, que também gostam de ler, incluíram livros entre os brinquedos e assim aprendi a tomar o gosto pela leitura também”, explica.
 
Os pais concordam. O estímulo à leitura é fundamental, desde que seja prazeroso para a criança. Certos de que vale  a pena, eles adquirem os livros sempre com o cuidado de adequar cada exemplar à idade da criança e deixar que ela se interesse naturalmente.
 
INCENTIVO
 
A Prefeitura apóia a iniciativa da Feira. Este ano o município investiu cerca de R$ 100 mil na doação de vales-livros, distribuídos entre professores e alunos da rede municipal.
 
Quem não tem o vale-livro conta com equipamentos públicos, como a Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da  Silva, a maior biblioteca escolar municipal do estado, onde a criança também pode iniciar uma relação com os livros. Uma relação que deve ser mantida durante toda a vida.