Cultura

VICE-PRESIDENTE ALBA destaca fomento à cultura no lançamento livros

VIDE
ASCOM AL , Salvador | 24/09/2015 às 10:58
Deputado Adolgo Menezes, vice-presidente da Assembleia
Foto: DIV
O deputado Adolfo Menezes representou o presidente Marcelo Nilo na cerimônia de lançamento de quatro livros da Coleção Gente da Bahia, ontem às 16h30, quando manifestou o seu apoio e do conjunto dos parlamentares ao programa editorial. Para ele fomentar a cultura, resgatar obras históricas e apoiar a nova geração de escritores de nossa terra é também papel de um Legislativo comprometido com sua gente.


Na cerimônia foram lançados os perfis biográficos que homenageiam quatro personalidades ligadas as artes: O artista plástico Floriano Teixeira personagem de “O Pintor que Amava Desenhar”, escrito por seu filho Cristiano Teixeira; o arquiteto e cartunista Lage do livro “O Traço do Humor”, escrito pelos jornalistas Otto Freitas e Washington de Souza Filho. 

Outro artista plástico Sante Scaldaferri também teve o perfil registrado no livro, “O Baiano, Nordestino, Brasileiro, Universal”, escrita pelo crítico, dramaturgo e escritor Claudius Portugal. O quarto livro retratou a diva do teatro baiano, a atriz e diretora teatral “Yumara Rodrigues”, a “Encantadora de Plateias”, escrito pela também jornalista Cássia Candra. 

Floriano Teixeira e Lage já falecidos foram representados na solenidade por familiares, amigos e admiradores, enquanto Yumara Rodrigues e Sante Scaldaferri, prestigiaram o evento e também autografaram as obras junto com os autores. Ambos não quiseram discursar, mas manifestaram respeito e agradecimento pelo trabalho sério realizado pelo Legislativo na área editorial, que acreditam sem paralelo no país. 

Os escritores também se abstiveram da tribuna, sendo representados por Washington de Souza Filho, que agradeceu o apoio da Assembleia para viabilização daqueles projetos. Manifestou a sua gratidão especial à viúva e irmã de Lage, Martha e Vânia, revelando também o afeto e admiração que o ligaram ao cartunista genial, com quem trabalhou na TVE e na Tribuna da Bahia.

A longa fila de autógrafos retardou o encerramento do ato de lançamento para além das 20h. Iniciada em janeiro de 2009, na gestão do presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PDT), a coleção já tem 45 volumes lançados. Na apresentação dos livros, o parlamentar destaca a diversidade e a importância da obra e da vida de cada um dos personagens retratados. Nilo explicou ainda que a coleção é voltada “exclusivamente para a preservação da história de cidadãos baianos identificados com o que se convencionou chamar baianidade”. E definiu: “Todos merecedores de respeito e lembrança de nossa gente”. 

O projeto editorial da Assembleia Legislativo engloba outros selos e coleções abrigando obras de maior porte, como o “Ponte da Memória”, que relança livros de valor literário/memorialista ou ainda dedicado à recepção de trabalhos inéditos, como o Primeira Edição, contribuindo para a elevação cultural da Bahia e dos baianos.  
 Entre as personalidades que já foram biografadas na coleção Gente da Bahia estão artistas plásticos como Carybé, Hansen Bahia, Juarez Paraíso e Calasans Neto. Músicos como o erudito Lindemberg Cardoso e Walter Smetak, ou populares como Pastinha, Mulher de Roxo, Riachão, Gordurinha, Clarindo Silva, Guarda Pelé, e o pianista Carlos Lacerda. Cineastas como Roberto Pires. Arquiteto Diógenes Rebouças e Silvo Robatto. Escritores como Guido Guerra e Damário Dacruz. Intelectuais como Milton Santos e Edison Carneiro e também políticos como o senador Nelson Carneiro e o deputado Chico Pinto.