Cultura

ASSEMBLEIA lançou quatro novos livros da coleção Gente da Bahia

VIDE
ASCOM ALBA , da redação em Salvador | 23/09/2015 às 19:05
Claiduis Portugal e Saint Scaldaferri na noite de autógrafos
Foto: AL
A Assembleia Legislativa lançou no último dia 22 de setembro, mais quatro livros da coleção Gente da Bahia, selo que reúne os perfis de personalidades que marcaram a história do estado nos mais diversos campos de atuação. O lançamento aconteceu no saguão Nestor Duarte, na própria Assembleia.
 
Os novos volumes do Gente da Bahia são: Floriano Teixeira – o pintor que amava desenhar, escrito por Cristiano Teixeira; Lage – o traço do humor, dos jornalistas Otto Freitas e Washington de Souza Filho; Sante Scaldaferri – Baiano, nordestino, brasileiro, universal, do escritor e dramaturgo Claudius Portugal; e, finalmente, Yumara Rodrigues, encantadora de plateias, da também jornalista Cássia Candra. 

Na apresentação dos livros, o deputado Marcelo Nilo destaca a diversidade e a importância da obra e da vida de cada um dos personagens retratados. Nilo explicou ainda que a coleção é voltada “exclusivamente para a preservação da história de cidadãos baianos identificados com o que se convencionou chamar baianidade”. E definiu: “Todos merecedores de respeito e lembrança de nossa gente”. 

No livro sobre Lage, os autores mostram a aguçada visão de mundo do cartunista. “Lage deu ao jornalismo baiano demonstrações de com quantos traços se faz uma bela crítica”, escreveram os jornalistas Otto Freitas e Washington de Souza Filho. “O traço rápido, sinuoso, firme ajustou-se à brevidade do momento. O seu humor é engajado, militante sem ser partidário; contestador, puro, em estado bruto”. 

Já a história de Floriano Teixeira foi contada por seu filho escritor e empresário, Cristiano Teixeira. Ele trouxe detalhes da vida cotidiana do artista plástico reconhecido no cenário nacional como grande pintor e desenhista. “Ao escrever este livro fiz uma viagem às minhas origens e reencontrei com meu pai e sua história de vida em momentos que eu desconhecia. Foi divertido, foi comovente, foi doloroso. Ao relembrar momentos de sua vida, pesquisar sobre os caminhos pelos quais  trilhou, espero ter feito a ele uma justa homenagem”, afirmou. 

Leia tambémJovens atendidos pela Fundação Cidade Mãe mostram pedacinho do NEOKTOBERFEST DE MUNIQUE: 6 milhões na maior festa da cerveja do mundoBAHIA perde baluarte da cultura com morte da museóloga Sylvia AthaydeAmadas à Flor da Pele: Artistas ilustram personagens amadianas Palestras sobre 100 anos da Av Sete na Caixa Cultural começam terçaMohzah Nascimento vence o Vozes da Terra com Festa do Ditado Popular
A Claudius Portugal coube a responsabilidade de biografar o também artista plástico Sante Scaldaferri,  apontado pelo poeta Ferreira Gular como “o boca do inferno da pintura baiana”. Na obra, Portugal não só conta a vida do baiano, como também analisa a sua obra: “Temos em Sante Scaldaferri, ex-votos, cangaceiros, beatos, romeiros, vaqueiros, retirantes, figuras antropomórficas, erudito e popular, que por sua força criadora, sua visão de homem, da vida e das coisas, fazem dele um artista expressivamente não só baiano, nordestino, brasileiro, mas um artista universal”. O perfil da atriz e diretora Yumara Rodrigues completa os lançamentos da coleção Gente da Bahia. De acordo com a autora, a jornalista Cássia Candra, a proposta do livro-reportagem “é rever, década por década – desde sua estreia, em 1960 – a trajetória brilhante que perpassa meio século de história no teatro baiano”. Cássia define a biografada como a maior atriz que já pisou nos palcos baianos. “No depoimento de diretores, atores e intelectuais, Yumara é unanimidade. Paixão e técnica irretocável. Uma diva, que leva luz aos tablados e encanta plateias”. 

 HISTÓRICO 

 O projeto editorial da Assembleia Legislativo engloba outros selos e coleções abrigando obras de maior porte, como o Ponte da Memória, que relança livros de valor literário/memorialista ou ainda dedicado à recepção de trabalhos inéditos, como o Primeira Edição, contribuindo para a elevação cultural da Bahia e dos baianos.  
 Entre as personalidades que já foram biografadas na coleção Gente da Bahia estão artistas plásticos como Carybé, Hansen Bahia, Juarez Paraíso e Calasans Neto. Músicos como o erudito Lindemberg Cardoso e Walter Smetak, ou populares como Pastinha, Mulher de Roxo, Riachão, Gordurinha, Clarindo Silva, Guarda Pelé, e o pianista Carlos Lacerda. Cineastas como Roberto Pires. Arquiteto Diógenes Rebouças e Silvo Robatto. Escritores como Guido Guerra e Damário Dacruz. Intelectuais como Milton Santos e Edison Carneiro e também políticos como o senador Nelson Carneiro e o deputado Chico Pinto.