Cultura

Lisa Earl Castillo palestra no Palacete das Artes

Encontro com a especialista Lisa Earl Castillo acontece dia 29 de agosto e integra programação da campanha #MusEuCurtoArte (Ipac/Secult/Funceb)
Palacete das Artes , Salvador | 26/08/2015 às 14:05
Lisa Earl Castillo palestra no Palacete das Artes
Foto: Divulgação

No imaginário popular, o contato entre a Bahia e a África girava apenas em torno do tráfico de escravos. Porém, paralelamente à chegada de cativos no porão de navios negreiros, havia também viagens feitas por africanos libertos. Esse fenômeno é relembrado na tradição oral do Terreiro da Casa Branca, que sustenta que fora fundado depois de uma viagem à África feita por duas sacerdotisas: a africana liberta Iyá Nassô e sua filha de santo e sucessora, Marcelina da Silva (Obatossi). Para analisar essas memórias, o Palacete das Artes (órgão vinculado ao IPAC e Secretaria de Cultura), em parceria com a Fundação Cultural do Estado (Funceb), realiza a palestra da professora doutora Lisa Earl Castillo: “Contatos entre a África e a Bahia no século XIX: viajantes atlânticos do terreiro da Casa Branca”.

No encontro, que acontece neste sábado(29 de agosto), às 16h, a especialista apresentará documentos históricos localizados no Arquivo Público da Bahia, os quais comprovam a veracidade do tema, e ainda revela sua relação à Revolta dos Malês e outros eventos sociopolíticos da época. A palestra integra a programação da exposição “Bahia é África também – coleção Claudio Masella” (pertencente ao acervo do Solar Ferrão – Dimus), aberta ao público na Sala Contemporânea do Palacete.

A iniciativa faz parte do projeto #MusEuCurto, #MusEuCurtoArte, de Dinamização de Museus, realizada em parceria do IPAC com a Fundação Cultural do Estado – unidades da Secult-BA. A campanha conta com ações de mediação, difusão e ocupação de espaços preservados pelo IPAC, com múltiplas possibilidades de ampliação de conhecimento. Este pensamento atende ao propósito de formação de indivíduos que é prioridade para as ações da Fundação Cultural do Estado da Bahia desenvolvidas por suas coordenações de linguagens artísticas e pelo Centro de Formação em Artes (CFA), numa linha de ação atende ao objetivo do programa de governo Educar para Transformar.

Sobre a palestrante: Bolsista de pós-doutorado do Centro de Pesquisa em História Social da Cultura, da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Lisa Earl Castillo possui graduação da Yale University (1983) e doutorado em Letras da Universidade Federal da Bahia (2006).  Sua tese, sobre a relação entre a tradição oral e o uso da escrita no universo religioso afro-brasileiro, foi publicada em 2008, sob o título "Entre a Oralidade e a Escrita: a Etnografia nos Candomblé da Bahia". Suas pesquisas atuais focalizam a reconstrução de histórias de vida dos africanos libertos que fundaram os terreiros de candomblé mais antigos da Bahia, cruzando narrativas das tradições orais com pesquisa documental.

 

SERVIÇO

Palestra dia 29 de agosto, às 16h

Contatos entre a África e a Bahia no século XIX: viajantes atlânticos do terreiro da Casa Branca é tema de palestra no Palacete das Artes

Palacete das Artes - Rua da Graça, 284

www.palacetedasartes.ba.gov.br

71 3117 6910/6997 - Assessoria: 71 9974 5858