Cultura

Músico premiado pelo Montreux Jazz Festival faz curta temporada em SSA

De 30 de julho a 2 de agosto na Caixa Cultural
Via Press , Salvador | 23/07/2015 às 10:27
Diego Figueiredo
Foto: VP
A CAIXA Cultural Salvador recebe o gênio do violão e da guitarra, Diego Figueiredo, com o seu projeto “Diego
Figueiredo Convida”. Considerado uma das maiores revelações da música instrumental brasileira, Diego se apresenta de 30 de julho a 2 de agosto, às 20h (quinta-feira a sábado) e às 19h (domingo).

O músico paulista, que já foi premiado por duas vezes pelo Montreux Jazz Festival, na Suíça (2005 e
2007), como um dos três maiores guitarristas do mundo, vai dividir o palco com convidados especiais – um a cada dia de show. “É uma experiência muito boa poder tocar ao lado de artistas tão distintos. Meu violão é universal e acredito que isso seja a porta de entrada para fazer tantas parcerias de sucesso”, avalia Diego. “Não tenho nenhum preconceito com qualquer estilo, apesar de minha música ser uma mescla de bossa nova, jazz e clássico”,
completa.

No primeiro dia de apresentação, quinta-feira (30), ele receberá o gaitista Gabriel Grossi, que, apesar de
jovem, tem uma trajetória extensa. Além de sua carreira solo bem estabelecida dentro e fora do país, ele é, desde 2005, integrante do Hamilton de Holanda Quinteto, conjunto vencedor do prêmio Tim 2007 e finalista do Grammy Latino por duas vezes consecutivas. A sexta-feira é o dia de receber o baiano Luiz Caldas, com quem Diego já tocou em outras ocasiões e tem uma admiração enorme.


Diego Figueiredo toca de forma singular, unindo a música brasileira ao jazz, e é isto que ele fará na noite de sábado, quando receberá Roberto Menescal, um dos fundadores do movimento bossa nova. Para encerrar com chave de ouro, o violão de Diego se juntará à guitarra baiana de Armandinho, no domingo. “Cada show será muito especial, com repertório diferente e muitas surpresas. Vou tocar algumas composições e releituras de grandes clássicos da MPB. Cada convidado terá um tema, criando quatro diferentes shows", revela Diego.

Diego Figueiredo:

Com apenas 33 anos, Diego já lançou 22 CDs, 3 DVDs e se apresentou em mais de 50 países. Por onde passa
Diego Figueiredo é merecedor de críticas dos mais importantes jornais do mundo
e tem impressionado plateias das mais variadas. Suas turnês passam sempre pela
Europa e Estados Unidos, e ele tem se apresentado nos maiores festivais de jazz
do planeta.