Cultura

Lauro de Freitas lança projeto cultura Cuidando da sua Memória

VIDE
Decom , Lauro de Freitas | 21/07/2015 às 18:04
Tina Tude durante encontro
Foto: DIV
   Nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Lauro de Freitas lançou o  “Cuidando da Memória”, em solenidade na Concha Acústica Roger Batera, localizada no Centro, com foco de salvaguardar a importância ambiental do Rio Ipitanga e a preservação das pertenças ancestrais de matriz indígena no território municipal. A ação contou com a participação da cantora Margareth Menezes, Representantes do Poder Legislativo, Sociedade Civil e artistas locais.  

   O evento aconteceu na data em que está sendo proposta através de projeto de Lei em tramitação no Legislativo Municipal, a Memória do Rio Ipitanga e o Povo Ipitanguense, como eram classificados os habitantes da atual Lauro de Freitas, principalmente pelo poeta Tude Celestino de Souza, que foi um defensor da cultura, povo original e do próprio Rio. A filha do poeta Tina Tude, comemorou a iniciativa. “Hoje consolida-se o primeiro passo pela recuperação da identidade ‘Ipitanguense’ e que por nascimento pertence ao povo de Lauro de Freitas”, explica.

   A primeira-dama do município, Adriana Paiva, disse que importante à celebração, mas também a memória da cidade. “Temos como referência no rio o resgate da identidade, e a memória da sociedade. Esse é um momento de sensibilização pela consciência ambiental, respeito ao outro e a memória da nossa cidade”, afirma.  

  COMENTÁRIO DO BJÁ

   Pelos registros históricos dos padres jesuitas que participaram da colonização incial da Bahia não há citações de aldeia tupinambá no Ipitanga e sim na Vila de Abrantes, hoje, distrito pertencente a Camaçari.