Cultura

Mercado Iaô faz temporada itinerante e retorna à Ribeira na Primavera

O Mercado Iaô teve impossibilitada a reforma do seu espaço físico por conta das constantes chuvas
Cyda Brito | Viva Interativa , Salvador | 03/06/2015 às 18:21
Galpão de Ideias Artesanato
Foto: Zaidan Fotografia

Uma nova agenda de atividades desenha os rumos do Mercado Iaô, centro de economia criativa e sustentabilidade que abriu as portas na Ribeira no último mês de dezembro, realizado pela Associação Fábrica Cultural.

 

Com atividades interrompidas para reforma de adequação às chuvas, a sua sede volta a funcionar no mês de setembro, com o espaço físico do Mercado Iaô reestruturado para a temporada Primavera-Verão.

 

Com a reabertura inicialmente prevista para o mês de junho, o Mercado Iaô teve impossibilitada a reforma do seu espaço físico por conta das constantes chuvas, que não apenas impediram sua continuidade, como também dificultaram as intervenções necessárias para sua reabertura.

 

A nova data será divulgada após a definição na mudança da gestão do local onde, todo domingo, acontece o Mercado Iaô. Atualmente a gestão é compartilhada entre a Fábrica Cultural e o Detran, que utiliza o espaço para testes de habilitação de motoristas de segunda a sábado. A partir de setembro, no entanto, o Detran terá essa atividade transferida para Narandiba, o que favorece a logística de funcionamento do centro de economia criativa e sustentabilidade.

 

TEMPORADA ITINERANTE – Enquanto a primavera não chega, o Mercado Iaô vem vivendo um outono fértil, uma vez que novas oportunidades estão surgindo para disseminação e expansão do conceito que o fez nascer.

 

Como símbolo de artesanato de qualidade e de identidade da Bahia, o Mercado Iaô vem sendo convidado a integrar diferentes espaços de discussão, como uma iniciativa de sucesso no setor de economia criativa. Assim, já participou da Rodada de Negócios do Sebrae e da  2ª edição dos Encontros Criativos – Salvador Cidade Criativa.

 

“O Mercado Iaô surpreendeu muito nossas expectativas em várias direções. Estamos sendo procurados para expor em diferentes lugares da cidade e isso nos faz repensar a nossa estratégia de ação, já que, indo além do seu espaço físico, o projeto tem sido reconhecido pelo seu artesanato de qualidade e como um produto de identidade da Bahia”, realça Teresa Carvalho, diretora de projetos da Fábrica Cultural.

 

Daqui para frente, o Mercado Iaô se prepara para participar do XI Enecult  (Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, no mês de agosto, e para integrar espaços de diferentes shoppings da cidade com exposição que irá funcionar como uma amostra dos seus produtos e conceito, com a presença de expositores que fizeram o sucesso das suas 16 edições.

 

REFORMA DO CASARÃO - O sucesso do Mercado Iaô nos quatro meses (dezembro de 2014 a março de 2015) em que ofereceu um novo roteiro dominical aos soteropolitanos, trouxe para a Fábrica Cultural a possibilidade de fazer novos parcerias empenhadas em apoiar e dar vida longa ao projeto.

 

No último dia 29 de março, em visita ao espaço, o Governador Rui Costa anunciou que o Governo do Estado irá financiar a reforma do casarão, no entorno do qual funciona o Mercado Iaô, cedido em comodato para a Fábrica Cultural.

 

O apoio foi recebido com festa, uma vez que a Fábrica Cultural iniciou o Mercado Iaô com a proposta de ele culminar, por meio da arrecadação de recursos, na reforma do casarão no entorno do qual ele funciona. Tudo isso para vir a oferecer à cidade um centro de cultura permanente localizado na Península de Itapagipe.

 

Diante do apoio do Governo do Estado, o sonho já ganhou régua e compasso pelas mãos do arquiteto Antônio Caramelo, que está responsável pelo projeto da reforma do casarão. No mês de julho, será apresentado, em coquetel para os parceiros, o desenho que dará as formas ao novo centro de cultura da cidade. As obras estão previstas para começar no mês de abril de 2016.