Cultura

Espetáculo com temática homoafetiva BORRADO circula pela cidade

Integrando o Projeto Um Café, Um Segredo e Um Borrado, peça promove discussão sobre identidade e gênero no mês em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Homofobia
Roquildes Santos Junior , Salvador | 21/05/2015 às 17:03
BORDADO
Foto: Andréa Magnoni

Segue em cartaz, num circuito de teatro em espaços alternativos da cidade o espetáculo teatral BORRADO [de como o tempo te revela], com direção e atuação de Luiz Antônio Jr. E atuação de Anderson Danttas.  A montagem faz temporada durante o meses de maio e junho na Casa da Outra, na Casa Preta e na Residência Universitária da UFBA, integrando a programação do projeto Um Café, Um Segredo e Um Borrado, uma realização d’A Outra Companhia de Teatro, contemplado pelo edital Arte em Toda Parte - Ano II, lançado pela Fundação Gregório de Mattos, órgão da Prefeitura de Salvador.

O espetáculo BORRADO [de como o tempo te revela], realiza 06 sessões, no esquema Pague Quanto Quiser (ao final o espectador paga o valor que pode e acredita ser condizente a obra que assistiu). Em cena, os dois atores, através de relatos biográficos e realidades ficcionadas, expõem seu processo de descoberta/aceitação gay, construindo uma trama pautada no teatro documentário, onde o público participa ativamente da encenação, sendo coadjuvante da ação.

O projeto Um Café, Um Segredo e Um Borrado nasceu com o intuito de promover discussões em torno do universo LGBTTT, durante o mês de maio, quando celebra-se o Dia Internacional de Combate à Homofobia (17/05). E, além do espetáculo, os artistas Luiz Antônio Sena Jr. e Anderson Danttas, realizam uma série de atividades artísticas.

Em 04 praças de Salvador (Piedade, Campo Grande, Cruzeiro de São Francisco e Porto da Barra), será realizada a intervenção urbana CAFÉ [um gole ou um brinde], onde convidarão pessoas para tomar um café. Neste ato, dialogarão sobre seus afetos, suas escolhas, até revelarem-se gays e darem a seu interlocutor duas opções: tilintar as xícaras num brinde a diversidade ou tomar seu gole solitário.

Ainda, nesta ação de interação com o espaço urbano, somando-se às intervenções, acontecerá a exposiçãoDe quando conheci você (?), do fotógrafo potiguar Paulo Fuga, que caracteriza-se pelo silêncio, fluidez e itinerância, ao expor imagens de pessoas e casais LGBTTT em sua intimidade atravessadas por recortes da capital baiana em porta-retratos dispostos em bancos, calçadas, paredes e árvores. A proposta é convocar o público a revisitar o espaço/corpo do outro através da fotografia, numa tentativa de assumir a rua como casa para refletir sobre o lugar sócio-político-urbano em que estão inseridos. 

“Mais do que falar sobre o gay, queremos dizer: todos somos iguais para além das identidades sexuais! Temos fome, sede e sono, como todos. Ficamos doentes, sangramos e moremos, como todos. Consumimos, pagamos impostos e votamos, como todos. Precisamos ser reconhecidos e assistidos pelos direitos que cabem aos cidadãos brasileiros, como todos!”, justifica Luiz Antônio Sena Jr., idealizador do projeto que acontecerá entre os dias 16 de maio e 05 de junho. “A ideia é convocar as pessoas a refletir sem os superlativos que vitimizam/agridem os homossexuais”, completa Anderson Danttas.

SERVIÇO: 

Intervenção Urbana: CAFÉ [um gole ou um brinde]

Exposição Fotográfica: De quando conheci você (?)

Onde: Cruzeiro de São Francisco – Pelourinho, Praça da Piedade - Centro, Largo do Porto - Barra, Praça Dois de Julho - Campo Grande - respectivamente

Quando: 19 (a partir de 19h), 23 (a partir de 13h), 24 (a partir de 16h) e 31 (a partir de 16h) de maio de 2015 - respectivamente

Quanto: gratuito

Espetáculo: BORRADO [de como o tempo te revela]

Onde: Residência Universitária – R1 / UFBA (Av. Sete de Setembro, 2982 – Vitória), Casa Preta (Rua Areal de Cima, 40 – Dois de Julho), Casa d’A Outra (Rua Politeama de Cima, 114, Ed. Centro Comercial Politeama, 1º andar - Politeama)

Quando: 29 de maio e 05 de junho (Casa d’A Outra – às 20h), 17 e 31 de maio (Casa Preta – às 19h), 30 de maio e 06 de junho (Residência Universitária – às 20h)

Quanto: Pague Quanto Quiser (ao final da apresentação o expectador paga, se quiser, o valor correspondente a obra que assistiu) – ingressos distribuídos 01h antes